Muitos lugares são mundialmente reconhecidos por sua dificuldade de acesso. Inclusive, o Brasil tem alguns lugares assim, como a famosa “Ilha das Cobras”. Contudo, nada se compara com a ilha no local mais remoto do mundo, considerada pela UNESCO um patrimônio da humanidade. Estamos falando mais precisamente da “Ilha Inacessível” na região de Gough.

Continua depois da publicidade

O que são as Ilhas Inacessíveis e de Gough?

Antes de mais nada, as Ilhas Inacessíveis e de Gough são ilhas que ficam no Oceano Atlântico, segundo o Smithsonian Institution, a ilha fica a cerca de 40 km a Sudoeste do arquipélago de Tristan da Cunha. A região conta com um vulcão, que formou o local geológicamente em uma ilha de rochas vulcâncas a cerca de 1 milhão de anos atrás.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Continua depois da publicidade

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Características das ilhas

De acordo com o site da Unesco, a Ilha Inacessível e outras do arquipélago de Gough são algumas das mais intocadas do mundo. Sendo assim um importante ponto de preservação da fauna e da flora. Seguindo com um grande número de espécies e de biodiversidade que distinguem o arquipélago de qualquer outro lugar do mundo. 

Além disso, os grandes penhascos formados por rochas vulcânicas e que se erguem de forma imponente acima do mar se tornaram algumas das principais colônias de aves marinhas do mundo. Já que espécies como Albatrozes e Pinguins se utilizam da vida marinha e da pouca ou nenhuma interferência humana para se reproduzir.

Por que a ilha é tão inacessível?

Em geral, as Ilhas Inacessíveis e de Gough são pouco acessadas por diversos aspectos. Conforme a UNESCO, os principais são o fato das Ilhas estarem cercadas por mais de 12 milhas nauticas, cerca de 22 km de área protegida pela Marinha. Ao mesmo tempo que é rodeada por mais de 2 mil milhas náuticas, mais de 3700 km de oceano aberto. Por fim, quem chega lá, mesmo com todos esses obstáculos encara um dos climas mais hostis do planeta.

Continua depois da publicidade

Quem administra a região?

Por fim, é importante trazer que as Ilhas Inacessíveis e de Gough são pertencentes ao território de Tristan da Cunha. Sendo que este por sua vez é um território ultramarino do Reino Unido. Entretanto, Tristan da Cunha tem um governo autônomo, que conta com departamento de preservação, mas que divide os cuidados desse patrimônio da Unesco com o Reino Unido. 

Leia também

O dia que o mar levará tudo e apagará do mapa país com ilhas paradisíacas

O que se sabe sobre OVNIs e luzes misteriosas no céu dos EUA

Previsões de Baba Vanga para 2025 incluem aliens e 3ª Guerra Mundial

As 10 melhores praias do mundo em 2024