Quem planeja uma visita à Ilha do Campeche, em Florianópolis, deve ficar atento. A partir do próximo sábado (11), os visitantes precisarão solicitar uma autorização para visitar a ilha. A mudança busca reforçar a preservação do meio ambiente e garantir o cumprimento das cotas diárias de visitação, conforme determinação judicial.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

As diretrizes desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública preveem a necessidade de emissão de uma espécie de “ingresso” no site da Prefeitura de Florianópolis para poder entrar no “caribe catarinense”.

A autorização individual é obrigatória para a visitação, e deve ser solicitada pelo site oficial de forma antecipada. Na autorização constam informações como nome do visitante, a data da visita e o meio de transporte escolhido.

Além do ingresso, é preciso apresentar um documento de identidade, já que as autorizações são individuais e intransferíveis. Ainda, o ingressão não inclui o translado, que precisa ser contratado separadamente.

Continua depois da publicidade

Ilha do Campeche: tudo o que você precisa saber para visitar o “Caribe Catarinense”

Veja fotos da Ilha do Campeche

Somente embarcações autorizadas e vistoriadas estão permitidas de realizarem transporte comercial para acessar a ilha, dentro do limite diário de 800 visitantes. O número de pessoas é distribuído entre diferentes associações e opções de transporte.

Outra alternativa é acessar a Ilha do Campeche por meios próprios, como caiaques ou embarcações particulares, desde que sejam seguidas as regras estabelecidas para visitação.

A verificação da documentação dos visitantes deve ser feita pelos transportadores. O controle e fiscalização contará também com auditorias e monitoramento por drones.

Continua depois da publicidade

Como solicitar autorização para a Ilha do Campeche

O visitante que deseja curtir a Ilha do Campeche precisa acessar o site da Prefeitura de Florianópolis (ilhadocampeche.pmf.sc.gov.br) e realizar o cadastro inserindo dados pessoais. Depois, é preciso selecionar a associação responsável pelo transporte e definir a data do embarque. Os ingressos podem ser apresentados de forma digital, pelo celular, ou impressos.

Leia também

FOTOS: Quais são as ilhas de Florianópolis e como conhecê-las no verão

Visitante terá que emitir “ingresso” para entrar na Ilha do Campeche; saiba detalhes