Com o olhar atento, Vittorio Stringhini acompanha as ondas que explodem na embarcação. Um movimento que se assemelha à euforia interna do garoto de 10 anos que faz pela primeira vez o passeio na Ilha do Campeche, no Sul de Florianópolis, com a família. A medida que o barco se aproxima, ele passa a se remexer no banco de madeira. Em um impulso, retira o bote salva-vidas, vai até a escada e desce até a água cristalina que traz consigo as boas-vindas a quem chega.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

— A água estava bem gelada — relembra.

O menino, que mora em Florianópolis, é só um entre os milhares de turistas que vão a passeio para a Ilha do Campeche, um local que impressiona não só pelas águas cristalinas, mas também pela história que perpetua ao longo dos seus 1,6 mil quilômetros de extensão.

Ilha do Campeche: tudo o que você precisa saber para visitar o “Caribe Catarinense”

Continua depois da publicidade

De acordo com dados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), só na temporada 2022/2023, 87 mil pessoas visitaram o local, que possui controle de entrada. A portaria 691/2009 define que entre dezembro e março, o espaço pode receber diariamente 800 pessoas. Já na baixa temporada, são 700 pessoas. A desobediência a esse limite de visitantes gera multa de mil reais a quem desrespeitar a regra.

Como é considerada um patrimônio arqueológico, o Iphan é responsável pela conservação do local. Logo na entrada, os visitantes são recebidos por monitores que apresentam as regras da praia da Ilha do Campeche e orientam sobre os atrativos turísticos disponíveis para visitação.

— Ela é tombada como patrimônio arqueológico e paisagístico nacional desde o ano 2000 pelo Iphan e contém a maior concentração de sítios arqueológicos do litoral brasileiro. As atividades de trilhas terrestres são feitas com um monitor que vai passar algumas informações básicas sobre a Ilha do Campeche, aqui em Santa Catarina, na parte de educação ambiental, patrimonial, sítios arqueológicos, flora, fauna e da história da Ilha. Ou seja, todo o contexto que envolve esse patrimônio — pontua Lucas Zimermman Pires, coordenador do Programa de Visitação das Trilhas Terrestres da Ilha do Campeche.

Durante o verão, 35 monitores atuam na praia. Todos passam por um curso de formação que os capacita para o atendimento ao público. Já fora da temporada, são três monitores fixos.

Continua depois da publicidade

Mistura de sotaques

A Ilha do Campeche chama atenção, principalmente, por duas características: a água cristalina e a areia branca. Isto faz com que turistas de todo o Brasil visitem a praia, como no caso de Rodrigo Pereira de Almeida, de 33 anos. Natural de Rondônia, o médico veterinário conta que descobriu o local pela internet.

— Eu nunca tinha vindo e achei legal para caramba a travessia para a Ilha do Campeche. Aqui é muito bonito mesmo, até melhor do que eu imaginava — conta.

Já Mariana Geiger, que é moradora de Florianópolis, fez o passeio de barco para a Ilha do Campeche pela segunda vez. No entanto, a nova visita contou com a companhia de uma verdadeira comitiva formada pelo filho e os sobrinhos. Entre os visitantes, Vittorio Stringhini, que não escondia a felicidade em realizar o passeio.

— Foi bem da hora, bem legal. Os quatis são muito safados, né — relembra.

Quem são os dois guardiões da Ilha do Campeche, conhecida como “Caribe Catarinense”

Depois de passar o dia fazendo fotos da turma e registrando cada momento, Flávio Pavlov, de Joinville, afirma que pretende recomendar o passeio:

Continua depois da publicidade

— A praia é maravilhosa, a trilha também é muito bacana, os guias são muito preparados e dão muitas informações interessantes. Foi uma maravilha poder bater fotos dessa criançada e curtir, aproveitar, descansar.

Ilha também movimenta a economia local

O turismo, no entanto, ultrapassa as barreiras da Ilha já que também abrange as praias que ficam ao redor. Seja com o estacionamento, o transporte por meio das embarcações ou a alimentação nas praias, a visita movimenta a economia na região durante a temporada.

— Ela é um patrimônio dos moradores e pescadores que nela trabalham, da comunidade da Armação, alguns até da Barra da Lagoa, que vivem e dependem da Ilha. A visitação turística gera todo um fundo de renda, que não é só o transporte em si, mas os estacionamentos, o artesanato, os hotéis, os restaurantes, as pousadas. Todos eles se beneficiam com a questão turística — diz o geógrafo Aracídio de Freitas Barbosa Neto.

Apesar disso, a conservação ainda é o principal desafio. Em entrevista ao NSC Total em setembro, o secretário de Turismo do Estado, Evandro Neiva, pontuou a importância da preservação que vai muito além da questão turística.

Continua depois da publicidade

— A Ilha do Campeche é verdadeiramente um tesouro natural de Santa Catarina. Suas praias paradisíacas a tornam um destino único e imperdível para os amantes do turismo e da natureza. Estamos comprometidos em preservar e promover nossa costa, pois reconhecemos sua importância não apenas para o turismo, mas também para a conscientização sobre a conservação ambiental — destacou.

Da invasão ao sumiço: como os quatis se tornaram símbolo da Ilha do Campeche

Novas regras de entrada

Por conta da preocupação dos órgãos federais devido ao cumprimento da regra estabelecida para visitação do espaço, o passeio para a Ilha do Campeche será controlado por meio de pulseirinhas neste ano.

A decisão ocorreu em 22 de setembro, após uma audiência de conciliação entre a Justiça Federal, Ministério Público Federal (MPF) e outros órgãos. A suspeita é de que o limite diário de pessoas na Ilha foi ultrapassado no auge da temporada por conta do desembarque de embarcações privadas e que não participam do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta).

Além das pulseirinhas, outros pontos foram acordados entre as autoridades: sinalização com placas quanto às permissões, não permissões e às normas de utilização; instalação de rádio comunicador com canal de frequência vinculado diretamente à Guarda Municipal de Florianópolis; apoio ao controle de embarque e desembarque pela Guarda Municipal; e aquisição de embarcação para deslocamento de equipes para rondas preventivas e atendimento de ocorrências.

Continua depois da publicidade

No dia em que a reportagem do NSC Total esteve na Ilha, em 15 de dezembro, o controle por pulseirinhas não estava vigente. A prefeitura foi questionada a respeito da data em que a medida seria implantada, mas não retornou a solicitação até a publicação.

Confira fotos da Ilha do Campeche

Vídeo mostra detalhes da Ilha do Campeche

Leia também

FOTOS: Conheça praias escondidas em SC para curtir o veranico

SC lidera ranking de praias com melhores avaliações no Airbnb; confira lista

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Continua depois da publicidade