Com a presença de diretores, auxiliares de direção e professores da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação promoveu nesta segunda-feira, no Teatro Juarez Machado, o 2º Seminário de Educação para Promoção da Igualdade Racial. O seminário integra as comemorações da Década Internacional de Afrodescendentes, iniciada em 2015 e que faz parte das comemorações do aniversário de Joinville. O objetivo do encontro é o de promover a formação continuada sobre a temática, bem como manter um fórum de reflexão e discussão.

Continua depois da publicidade

– Esta é uma oportunidade que temos de discutir ações voltadas à valorização da cultura afrodescendente e também de conhecermos um pouco da história das diferentes etnias que contribuíram para a formação da nossa cidade – disse Roque Mattei, secretário de Educação.

Confira mais notícias de Joinville e região.

Na abertura, às 9 horas, alunos da Escola Municipal João Bernardino, que fazem parte do Projeto Meu Primeiro Violino, apresentaram-se com dois números musicais. Na primeira apresentação, eles cantaram a música “Syahamba”, originada na África do Sul e que significa “Caminhamos para a Luz do Senhor”.

Continua depois da publicidade

O segundo número foi com uma canção brasileira. Com a participação dos professores Pedro Romão Mickucze e Michele Priscila Mohr Vicente, eles interpretaram Asa Branca, uma canção de choro regional popularmente conhecido como baião, de autoria de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

As atividades do seminário prosseguiram com a palestra Educação para promoção da igualdade racial: dispositivos legais e o ensino de história afro-brasileira e indígena, com a professora Luiza Tombini Vitman, da Udesc.