Dor, sofrimento, emoção acima e abaixo do palco. É a cena da crucificação e morte de Jesus Cristo que comove os espectadores da peça Paixão e Morte de um Homem Livre, em Guabiruba. Há dois anos, cerca de 8 mil pessoas assistiram às lágrimas do ator Carlos Woitexen Filho, 43 anos. Neste ano, ele interpreta novamente o personagem principal: Jesus Cristo. Ele é um vendedor autônomo que entra no clima teatral para se preparar para a apresentação da peça, que nesta sexta-feira chega à 19ª edição. O espetáculo será às 19h30min, no pátio da Igreja São Cristóvão, Bairro Aymoré, em Guabiruba.
Continua depois da publicidade
– É o ponto mais alto da apresentação. Não tem como não se emocionar na cena da crucificação. É muito sofrido – comenta Woitexen Filho sem conter as lágrimas.
Assim como ele, outras 283 pessoas da comunidade têm o contato com a arte de interpretar no espetáculo apresentado a cada dois anos. Ao todo, 400 voluntários- entre atores, equipe técnica, coordenação e acolhida – estão envolvidos na peça. Há 20 anos, o vendedor começou a integrar a Associação Artístico Cultural São Pedro.
No primeiro ano, auxiliou na iluminação, sendo responsável pelo canhão de luz. Já no ano seguinte – a peça é apresentada anualmente há oito anos – subiu ao palco como sacerdote e nesta sexta-feira, pela sétima vez, interpreta Jesus Cristo, junto com outros dois atores.
Continua depois da publicidade
Durante as cerca de duas horas de apresentação de 40 cenas, o público acompanhará o nascimento, vida pública, paixão e morte, ressurreição e ascensão de Cristo ao céu.
Outras interpretações de fiéis
Como a comunidade de Guabiruba, outros fiéis interpretam a Paixão de Cristo nas igrejas da região na Sexta-feira Santa. Uma delas é a Catedral São Paulo Apóstolo, na Rua XV de Novembro, em Blumenau. A encenação da peça Auto da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo será nesta sexta-feira, às 19h, na Catedral. Após à apresentação, será feita a procissão do Senhor morto pelo Centro da cidade. Coordenado pelo Movimento de Casais Lareira, o espetáculo envolve cerca de 70 atores, de operários a empresários e aposentados.
A celebração interpretada ao palco também ocorre em frente à Prefeitura de Penha. Roberto Leite, Jesus na peça musical bíblica, está preparado. A barba cresceu e a inspiração para interpretar o personagem está aguçada para o oratório As Sete Palavras de Cristo na Cruz. O evento será nesta sexta-feira, às 19h, em frente ao Paço Municipal. Será uma hora de celebração com cerca de 100 figurantes.
Continua depois da publicidade
Serviço
Paixão e Morte de um Homem Livre 2013 – No pátio da Igreja São Cristóvão, Bairro Aymoré, Guabiruba. Ingressos: R$ 10. Limitado a 5 mil pessoas. Pontos de venda e mais informações no site www.aacsp.com.br ou (47) 9147-0141. Nesta sexta-feira, 19h30. Caso a chuva impossibilite a apresentação nesta sexta-feira, a peça será transferida para domingo, às 19h30, no mesmo local.