Hoje, a imagem de Nossa Senhora da Graça instalada no altar da igreja que leva o mesmo nome, em São Francisco do Sul, Norte do Estado, deixa sua cúpula a sete metros do chão e, pela única vez no ano, passeia pela cidade que cresce sob sua bênção há mais de três séculos. É assim há muito tempo, mas, nesta terça, a data é especial.

Continua depois da publicidade

É quando comemora-se o jubileu da Paróquia Nossa Senhora da Graça, a primeira de Santa Catarina, que há 350 anos foi elevada a esta categoria quando os fundadores de São Francisco chegaram ao vilarejo. Para celebrar o momento, uma programação especial começa às 6 horas, com a alvorada festiva, e só termina com festa no anoitecer.

Leia as últimas notícias de Joinville e região

Às 10 horas, a Igreja Nossa Senhora da Graça celebra a primeira missa do dia, com o bispo da região de Joinville, dom Irineu Roque Scherer, à frente da cerimônia solene do jubileu da igreja matriz. Às 11h30, o governador do Estado, Raimundo Colombo, junto do prefeito de São Francisco do Sul, Luiz Roberto de Oliveira, inaugura a Cápsula do Tempo, um projeto especial do jubileu.

Continua depois da publicidade

A peça terá em seu interior 350 mensagens de pessoas de todas as idades com suas impressões e desejos para o próximo meio século. A cápsula só poderá ser reaberta nos 400 anos da paróquia e, até lá, ficará exposta no Museu Diocesano de Arte Sacra, anexo à igreja.

À tarde, a missa da saúde será celebrada pelo padre Lauro Nunes às 15 horas e, depois, ocorre a procissão com a imagem de Nossa Senhora, que, segundo as lendas da cidade, veio da França e chegou a São Chico no século 16. Ela sai da igreja matriz por volta das 16 horas e passa por todo o Centro Histórico. A última celebração – a tradicional missa das mães e a coroação de Nossa Senhora da Graça – ocorre às 19 horas, com o padre Marcos Antônio. Ao meio-dia e às 20 horas, o salão paroquial recebe os visitantes para um churrasco.