A celebração de Natal na Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria, em São Bento do Sul, deverá contar com os agora restaurados painéis da Via-Sacra. As obras foram retiradas com o auxílio de um caminhão na quinta-feira e retornam ao local neste domingo.

Continua depois da publicidade

– No começo do mês iniciamos a limpeza do local, com a retirada do cimento em torno do ferro que sustenta a base com os azulejos. Lavamos e refizemos o cimento, finalizando com a colocação de uma placa de aço, que ajudará na proteção dos painéis – conta o museólogo e restaurador José Antonio Benedet.

Como a norma de restauro da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) solicita que as peças devam apresentar traços de restauração, a equipe responsável pelos trabalhos optou pela técnica italiana chamada dracégio. Dessa forma, a peça apresenta alguns “riscos” na sua pintura.

– Quem observar os painéis verá, nitidamente, alguns ?riscos?, é assim mesmo – explica Benedet.

Continua depois da publicidade

Segundo a diretora de patrimônio histórico da Fundação Cultural, Ivana Lampe, todo processo foi acompanhado e aprovado pela FCC.

– Os restauradores, inclusive, foram à Fundação e mostraram uma peça para eles aprovarem a técnica. Isso aqui vai muito além de um restauro, precisamos respeitar toda a história, a adoração dos são-bentenses pelas imagens – explicou.

A restauração dos painéis conclui a série de melhorias realizadas na escadaria da Igreja Matriz.

Com investimentos de R$ 175,5 mil – recurso disponibilizado pelo Ministério do Turismo -, o local recebeu lavagem das pedras nos muros, remoção das pichações, reconstrução dos muros e muretas, remoção e construção de um novo piso, instalação de luminárias, calhas nas laterais da escadaria para escoamento das águas da chuva, instalação de lixeiras e bancos, instalação de refletores e melhorias nos canteiros.

Continua depois da publicidade

O restauro dos painéis da Via Sacra custou R$ 101.467,00, verba vinda do Governo do Estado.