Nesta quarta-feira (17 de abril), dia em que o falecimento do padre Aloísio Boeing completa sete anos, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, no bairro Nereu Ramos, em Jaraguá do Sul, realiza uma programação especial para marcar a data. O dia de celebração começa às 8 horas, com adoração e confissões. Três missas estão programadas: às 9h30, às 15 horas e às 19 horas. Ainda pela manhã, haverá uma reunião com a imprensa para esclarecer sobre a abertura do processo de beatificação do religioso.
Continua depois da publicidade
A aprovação do Vaticano para a abertura do processo ocorreu no dia 28 de fevereiro. Já a instalação do Tribunal Eclesiástico Diocesado está prevista para o dia 17 de maio, em missa que ocorre na Catedral São Francisco Xavier, em Joinville. O tribunal tem o objetivo de coordenar as investigações sobre os milagres do candidato a santo.
– Neste período que se estende por mais ou menos um ano, se realiza a pesquisa documental e ouve-se no mínimo 30 testemunhos de pessoas próximas à vida do servo de Deus. Terminado o processo diocesano, a documentação é lacrada e remetida para a Causa dos Santos, em Roma -, explica o padre Léo Heck.
Depois da pesquisa, um dossiê com os testemunhos colhidos e a história de vida do sacerdote será lacrado e enviado para o Vaticano. Nesse momento, inicia a fase romana do processo. Conforme Léo, o resultado da investigação, na primeira fase, é analisado por teólogos e peritos e o candidato a santo recebe então o nome de “venerável”.
Padre Aloísio viveu em Jaraguá do Sul por mais de 40 anos. Fundou o Noviciado Nossa Senhora de Fátima, na Barra do Rio Cerro, em Jaraguá do Sul, em 1956, onde foi mestre de noviços durante 20 anos. Depois, fundou a Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, onde viveu mais 23 anos. Ele nasceu em 24 de dezembro de 1913, na localidade de Vargem do Cedro, em São Martinho (SC). Morreu aos 92 anos, no dia 17 de abril de 2006. Desde então fiéis começaram a rezar para o padre e a notícia de que Aloísio intercedia pelos católicos se espalhou. O seu túmulo é visitado por centenas de pessoas todos os dias.
Continua depois da publicidade