Há quase um ano e meio, a igreja centenária de São João do Itaperiú teve o teto completamente arrancado por uma microexplosão que atingiu o templo, em 26 de fevereiro do ano passado. Agora, a Igreja Matriz São João Batista será reinaugurada em uma grande comemoração.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Na época da microexplosão, a igreja foi destelhada e teve diversos estragos A rajada de vento que alcançou 75 km/h ainda destelhou casas e derrubou árvores na região, e o município decretou situação de emergência.
Depois de muito trabalho para reconstruir o templo, inaugurada como capela em 1916 e reconstruída em 1945, uma inauguração acontece nesta sexta-feira (14), com missa presidida pelo pároco Padre Silvino Tomzack, marcada para às 19h30.
Continua depois da publicidade
Veja fotos da igreja matriz atingida por microexplosão
As festas continuam nos dias seguintes. Em 22 de junho, na sequência da missa, ocorre a queima da tradicional fogueira de São João Batista com 40 metros e também a grande festa Junina.
No dia seguinte, missa às 10h, almoço e tarde dançante. Na segunda-feira, 24 de junho, ocorre uma celebração com a benção oficial à nova igreja.
Apesar das comemorações, a igreja esclarece que as reformas só foram possíveis com a ajuda da comunidade, mas que ainda há dívidas a serem pagas e, por isso, ainda contam com as contribuições solidárias da região.
Continua depois da publicidade
Leia também
Concurso público do Tribunal de Contas do Paraná tem salário de até R$ 22,4 mil
Oficina de SC é pioneira no Brasil para manutenção do Tesla Cybertruck, carro de Elon Musk
“Coração do tamanho do mundo”: quem era o jovem que morreu em acidente na SC-418 em São Bento do Sul