O Centro de Ascurra tem uma joia grande e imponente: a Igreja de Santo Ambrósio, mais uma centenária do Médio Vale do Itajaí. O templo, construído em estilo gótico, é um marco da colonização italiana na região.
Continua depois da publicidade
A igreja é um convite para mergulhar no passado. A arquitetura abriga arcos arredondados que significam para os católicos os mistérios de Deus. Dentro, as pinturas estampadas nas paredes representam passagens bíblicas da trajetória da vida de Jesus Cristo, desde o nascimento até a ressurreição.
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Ao longo dos anos, partes da pintura original foram alteradas. O azul celeste do teto foi recuperado durante uma restauração que aconteceu há mais de duas décadas.
— Os italianos que vieram pra cá conseguiram fazer essa igreja. Então nós tínhamos no mínimo a necessidade de cuidar dela, porque é um trabalho bem mais fácil do que construir. Veja que há um trabalho artístico muito forte, muito bonito na igreja — explica Aldo Percy Tomio, que faz parte da comunidade.
Continua depois da publicidade
Trazida da Itália, a imagem de Santo Ambrósio fica bem no centro do altar e abençoa os fiéis. A comunidade faz questão de lembrar as origens. Fitas com as cores da bandeira da Itália volta e meia enfeitam os bancos. Todo terceiro domingo de cada mês, a missa é celebrada em italiano, às 8h30min.
— Normalmente eu sempre passo a mensagem a partir da palavra de Deus, do evangelho, da liturgia que celebramos naquele dia e sempre convidando o povo de Ascurra a viver a comunhão, a estar em paz, viver seus aspectos de família, da sociedade — conta o padre Osmar Debatin.
Laços com a comunidade
Mesmo 118 anos depois de ser erguida, a igreja ainda é muito presente na vida dos moradores. Toda essa grandeza representa um símbolo de fé para famílias inteiras.
Seu Alberto Moser e a esposa, Dona Norma, cresceram frequentando o templo. Os corredores da igreja guardam muitas lembranças ligadas à história do casal.
Continua depois da publicidade
> Igreja que é patrimônio histórico de Blumenau será restaurada
> Bombeiro carrega cruz por 6 quilômetros em Rodeio para pagar promessa ao vencer Covid-19
— Nós casamos aqui e depois fizemos as bodas de prata, 25 anos de casados. Bodas de ouro, 50 anos de casados. Tudo nesta igreja, batizamos os nosso filhos, foram crismados. Toda a nossa vida assim de religião foi aqui —, relembra o aposentado.
A igreja de Santo Ambrósio é mais uma que resiste ao tempo como mostra a série de reportagens exibida, nesta semana, pelo jornal do Almoço, na NSC TV. É mais um templo que, ao longo dos anos, abençoa moradores e turistas. Que acolhe toda uma comunidade que mantém vivos o trabalho e os costumes dos primeiros imigrantes italianos.
*Centenárias do Vale é uma série sobre as igrejas centenárias do Médio Vale do Itajaí vinculada na NSC TV. Texto: Maurício Cattani.
Centerárias do Vale
> Igreja enxaimel de Benedito Novo: história, fotos e curiosidades sobre o templo
Continua depois da publicidade
> Igreja São Francisco de Assis em Rodeio: história, fotos e tudo sobre o templo centenário
> Igreja centenária de Ascurra celebra missas em italiano mensalmente
> Blumenau abriga primeira Igreja Luterana do Vale do Itajaí; veja fotos