O Instituto Geral de Perícias (IGP) – atual Polícia Científica – em Florianópolis teve parte do sistema de esgoto lacrado e recebeu multa da prefeitura, nesta quinta-feira (3), por despejar dejetos no sistema pluvial da Capital há mais de 10 anos. A sede do órgão fica localizada no bairro Itacorubi.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

A cobrança por regularização acontece desde 2011, conforme o que informou o município. Apesar das notificações, o antigo IGP não vinha cumprindo os prazos dados pela prefeitura.

Um primeiro auto de intimação foi lavrado em 2011, com o prazo de 15 dias. No entanto, não foi cumprido. Em 2013, segundo o município, outro auto de intimação foi lavrado, com o mesmo prazo, e sem o cumprimento de ordem por parte da instituição.

Em 2014, foram aplicadas advertências para a atual Polícia Científica e, em 2017, o órgão apresentou um projeto de readequação da situação ao município, porém, a documentação foi indeferida pela vigilância.

Continua depois da publicidade

> Bebê nasce em carro de aplicativo na Beira-Mar de Florianópolis; veja vídeo

Em 2021, um novo auto de infração, que determinou a paralisação imediata da irregularidade, foi lavrado. Decisão foi julgada na quarta-feira (3) e aplicada nesta quinta.

A tubulação de lançamento de esgoto na rede de drenagem pluvial foi lacrada, segundo a prefeitura. Em primeiro momento, a multa para o órgão é de R$ 50 mil, no entanto, caso a situação não seja regularizada, novas multas de até R$ 500 mil poderão ser aplicadas.

A Polícia Científica foi procurado pela reportagem, mas não se pronunciou até a publicação desta matéria.

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

Casa em Florianópolis fica completamente destruída após incêndio

Funcionário da Comcap morre após acidente de trabalho em Florianópolis

Turistas argentinos voltam a SC após fim das restrições contra Covid