Com a decisão da Justiça Federal, que suspendeu a liminar que impedia a continuidade das obras no campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Itajaí, publicada no fim da última semana, a instituição vai lançar um novo edital para contratar uma outra empresa para concluir a obra, que está parada desde novembro de 2010.

Continua depois da publicidade

– Como a licitação anterior é de maio do ano passado, vamos ter que refazer todos os orçamentos. Assim que o processo estiver concluído enviamos ao procurador e depois ao departamento de compras para publicação – explica a chefe do departamento de obras e engenharia, Giseli Martins.

A licitação será lançada na modalidade Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que agiliza o processo em, no mínimo, 30 dias em relação à modalidade tradicional.

De acordo com o assessor-executivo do IFSC, Rogério Mello, os constantes apelos por parte do IFSC e a pressão popular influenciaram para que a obra fosse liberada.

Continua depois da publicidade

– As várias reuniões que tivemos com o juiz e as manifestações que ocorreram na Câmara de Vereadores de Itajaí, por meio dos parlamentares e da população, com certeza motivaram essa decisão – avalia.

O campus

O campus Itajaí funciona provisoriamente desde 2010 em um prédio alugado na Rua Tijucas, no Centro. Atualmente, atende cerca de 400 alunos e oferece os cursos técnicos de Aquicultura e de Eletroeletrônica, além de cursos de qualificação, inclusive por meio do Pronatec e do programa Mulheres Mil. Para 2014, está prevista a oferta do curso técnico integrado de Mecânica e volta do curso técnico de Pesca, reformulado após a assinatura do acordo de cooperação com a Marinha.

A sede própria ficará no Bairro Ressacada, ao lado da Câmara de Vereadores. Após a conclusão da obra, o campus terá quatro blocos de três andares, auditório e cantina, totalizando mais de 6 mil m² de área construída e terá capacidade para atender cerca de 1,2 mil alunos.

Continua depois da publicidade