A prova do exame de classificação para o Ensino Médio Técnico 2024.2 do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que deveria ocorrer neste domingo (19), foi suspensa devido à greve dos servidores públicos federais. Uma nova data ainda deve ser marcada e comunicada aos inscritos. O sorteio para ingresso também foi suspenso.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A suspensão vem porque, sem os servidores, não é possível organizar toda a logística para aplicação da prova. Candidatos que tiveram a inscrição confirmada continuam inscritos.

Calendário acadêmico suspenso

A suspensão do Calendário Acadêmico Unificado (CAU) foi aprovada pelo Conselho Superior (Consup) do IFSC, e vale a partir de 20 de maio, também em função da greve. O colegiado se reuniu na tarde desta segunda-feira (13) em Florianópolis.

Com isso, todas as atividades serão suspensas nos campi da instituição, exceto atividades essenciais, que constam no termo de acordo assinado entre Reitoria e Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – Seção Sindical IFSC (Sinasefe-SC).

Continua depois da publicidade

O Consup também aprovou resoluções que passam aos colegiados dos campi a suspensão dos calendários acadêmicos locais, já que há dificuldade no funcionamento com o movimento de greve. Com isso, ficam validadas as suspensões de calendário dos 13 campi que já haviam tomado essa decisão antes da suspensão do CAU.

Greve federal

Servidores de universidades, institutos e centros de educação federais iniciaram uma greve nacional em abril. A pauta nacional unificada, conforme o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições do Ensino Superior (Andes), é de reajuste de 22,71%, em três parcelas de 7,06%, a serem pagas em 2024, 2025 e 2026 para os docentes.

Também é reivindicada a revogação da portaria do Ministério da Educação que estabelece aumento da carga horária mínima de aulas e o controle de frequência por meio do ponto eletrônico para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A revogação do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum para a Formação de Professores (BNC-Formação) também estão em discussão.

Leia também

Greve dos servidores da UFSC faz o HU fechar leitos pediátricos

Segundo dia de greve na UFSC tem adesão de 40% dos professores

Professores da UFSC entram em greve nesta terça-feira