O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) reabriu as inscrições para o processo seletivo com a reserva de vagas para cotistas. A principal mudança foi para os cursos técnicos, que agora passam ter cotas.

Continua depois da publicidade

O IFSC resolveu cumprir na seleção o previsto pela nova lei federal, que prevê que 50% das vagas devem ser destinadas a candidatos que cursaram todo o ensino fundamental em escola pública.

Desta porcentagem, metade é para estudantes que comprovarem renda familiar inferior a um 1,5 salário per capita. Além disso, 16% serão para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

>>> Veja como ficou a reserva de vagas para cotistas na UFSC

Continua depois da publicidade

Na graduação, 50% das vagas serão para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Deste total, metade também são para quem comprovar ter renda familiar inferior a 1,5 salário mínimo per capita. O percentual para os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas é o mesmo para os cursos técnicos, 16%.

As inscrições foram suspensas no último dia 15 para que o instituto se adequasse às novas normas. O prazo final continua fixado em 11 de novembro. O exame de classificação para os cursos técnicos será realizado dia 25 de novembro, e o vestibular para a graduação, dia 9 de dezembro.

Candidatos que já se inscreveram nos cursos de graduação e optaram pelas vagas de cotas devem refazê-las de acordo com as novas regras. Os estudantes que não se adequarem serão considerados inscritos na ampla concorrência, sem a reserva. Aqueles que autorizaram o envio de e-mail pelo Departamento de Ingresso receberão instruções sobre como fazer a mudança.

Continua depois da publicidade

Informações: 0800-722-0250 ou www.ingresso.ifsc.edu.br.

Devolução da taxa de inscrição

Candidatos já inscritos que quiserem cancelar a inscrição podem requerer a devolução da taxa de inscrição até o dia 9 de novembro. A solicitação pode ser feita pelo e-mail ingresso@ifsc.edu.br ou no campus mais próximo.

O processo seletivo

O IFSC oferece 2.967 vagas em 75 cursos distribuídos em 18 campi de Santa Catarina. Há vagas em Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São José, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.ingresso.ifsc.edu.br. É possível fazer o processo em computadores dos campi do IFSC. A taxa é de R$ 30 para cursos técnicos e de R$ 40 para cursos de graduação. Para os cursos Proeja/Técnicos e o técnico em Materiais Bilíngue a inscrição é gratuita. A divulgação dos aprovados sai em 20 de dezembro.

Continua depois da publicidade

O que diz a normatização

– o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá ser usado como forma de seleção para os cursos de ensino superior

– 50% das vagas devem ser reservadas para alunos que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas

– deste total, metade das colocações será voltada para estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa

Continua depois da publicidade

– também dentro dessa reserva, serão preenchidas vagas por alunos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, em uma proporção mínima que respeite os dados da população do último censo do IBGE

– as instituições têm autonomia para instituir vagas suplementares para outras modalidades

– no ensino técnico, as regras são as mesmas, mas considerando-se quem fez o ensino fundamental em escolas públicas

– 12,5% das vagas das instituições devem ser reservadas nessas condições a partir deste ano e a lei deve ser integralmente cumprida até 2016

Continua depois da publicidade