O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) divulgou, na tarde desta quarta-feira, os índices de candidatos por vaga do processo seletivo 2014/1. Neste semestre, foram oferecidas 3.311 vagas em 101 cursos pelo estado inteiro. Ao todo, 12.367 pessoas se inscreveram. As provas serão feitas pelos estudantes nos dias 24 de novembro (para cursos de Ensino Superior) e 8 de dezembro (para cursos médios e técnicos).

Continua depois da publicidade

:: Saiba mais sobre os cursos do IFSC e do IFC

:: Veja as últimas notícias sobre o IFSC

Como a porcentagem de ingressos na graduação via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) aumentou para 70% do total, o número de vagas pelo processo seletivo geral diminuiu e a concorrência do vestibular comum aumentou consideravelmente.

Os três cursos mais concorridos são do Câmpus Florianópolis: em primeiro lugar, o curso superior de tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação; em segundo, o curso superior de tecnologia em Design de Produto; e em terceiro lugar, Engenharia Mecatrônica.

Continua depois da publicidade

Cursos técnicos

O IFSC também oferece três modalidades de cursos técnicos, que são considerados parte da educação básica. Ou seja, diferentemente do curso de tecnologia, o técnico não é um curso superior. No entanto, ele garante um diploma e uma formação que engloba atribuições profissionais regulamentadas por conselhos profissionais. Entre os cursos técnicos, o mais concorrido é o de Edificações, com 42 candidatos por vaga, que conta com registro junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Entre os cursos técnicos integrados (aqueles em que o aluno cursa o Ensino Médio e o curso técnico no IFSC) os três cursos mais concorridos são do Câmpus Florianópolis. O curso de Edificações é o que teve mais candidatos inscritos, seguido pelo curso de Eletrônica e, em terceiro lugar, o de Química.

O curso técnico concomitante (em que o aluno cursa o Ensino Médio em outra instituição e o curso técnico do IFSC) mais concorrido é o de Eletromecânica do Câmpus Araranguá. Em segundo e terceiro lugares estão os cursos de Informática e de Edificações, respectivamente, ambos do Câmpus Canoinhas.

Já entre os cursos técnicos subsequentes (aqueles em que o aluno faz depois de concluir o Ensino Médio) os três mais concorridos também são do Câmpus Florianópolis: Enfermagem, Edificações e Segurança do Trabalho.

Continua depois da publicidade

Para conferir as listas completas, clique aqui. Veja abaixo os cursos mais concorridos de cada modalidade:

Graduação

Gestão da Tecnologia da Informação (Florianópolis – Centro) – 84,00 candidatos/vaga

Design de Produto (Florianópolis – Centro) – 73,33 c/v

Engenharia Mecatrônica (Florianópolis – Centro) – 69,83 c/v

Técnico concomitante

Eletromecânica (Araranguá) – 8,88 c/v

Informática (Canoinhas) – 5,65 c/v

Edificações (Canoinhas) – 5,15 c/v

Técnico integrado

Edificações (Florianópolis – Centro) – 42,19 c/v

Eletrônica (Florianópolis – Centro) – 33,90 c/v

Química (Florianópolis – Centro) – 29,19

Técnico subsequente

Enfermagem (Florianópolis – Centro) – 17,78 c/v

Edificações (Florianópolis – Centro) – 16,50 c/v

Segurança do Trabalho (Florianópolis – Centro) – 15,88 c/v