O Calendário Acadêmico Unificado (CAU) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) deve ser retomado nesta semana, conforme aprovação nesta segunda-feira (24) pelo Conselho Superior (Consup). O calendário poderá ser retomado a partir de quinta-feira (27) ou até o fim da greve, que terá a data definida após votação, prevista para quarta-feira (26).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Possíveis ajustes no CAU, devido ao período de suspensão, deverão ser discutidos em uma reunião extraordinária do Consup, prevista para 8 de julho.

Professores e técnicos dos institutos federais aceitam proposta do governo e suspendem greve

Novos cursos deverão ser criados

Os conselheiros aprovaram também a criação de dois novos cursos: especialização em Aprendizagem Ativa e suas Metodologias, do Campus Araranguá, que será ofertado a distância a partir do primeiro semestre de 2025, com 40 vagas por turma e duração de 18 meses; e técnico em Gastronomia subsequente ao ensino médio, do Campus Florianópolis-Continente. Este último é um ajuste de nomenclatura do técnico em Cozinha, atendendo atualização do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

Continua depois da publicidade

Foi autorizada também a suspensão do curso superior de tecnologia em Construção de Edifícios, do Campus Florianópolis, para priorização da oferta do curso de Engenharia Civil.

O conselho aprovou ainda, mediante ajustes, o Plano Estratégico de Acesso, Permanência e Êxito dos Estudantes do IFSC (PEAPEE), documento elaborado para rever e atualizar planos anteriores de 2006 e 2018.

O documento tem como objetivo garantir o acesso de estudantes à instituição, permanência e o êxito escolar, por meio de diversas ações institucionais como mapeamento de ações e projetos, diagnósticos e implementação de programas e projetos na área. O PEAPEE foi aprovado no Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em abril e prevê, no cronograma de implantação, ações até outubro deste ano.

Fim da greve nacional

Professores da rede federal de ensino básico e técnico suspenderam a greve nacional nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e aceitaram, no último sábado (22), uma proposta de reajuste do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A situação se arrastava desde abril. As informações são do g1

Continua depois da publicidade

O fim da paralisação também foi aprovado pelos técnicos-administrativos que integram os IFs e outras unidades de ensino básico, técnico e tecnológico mantidas pelo governo federal.

A decisão aconteceu durante plenária do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). Conforme informações da entidade, as propostas de reajuste para as duas categorias foram aprovadas por 89 votos a 15.

O Sinasefe ressalta que a greve dos professores e dos técnicos será suspensa logo após a assinatura dos acordos junto ao Ministério da Gestão e Inovação. A expectativa é que isso aconteça até quarta-feira (26).

Além dos IFs, as universidades federais também enfrentam greves de professores e técnicos-administrativos. O governo federal já apresentou propostas às categorias, mas ainda está em análise e negociação. 

Continua depois da publicidade

As propostas aceitas pelas categorias foram apresentadas e negociadas neste mês pelo governo federal. O acordo aprovado pelos técnicos-administrativos do ensino básico prevê dois reajustes salariais: 

  • 9% em janeiro de 2025
  • 5% em abril de 2026

Há ainda um compromisso firmado para melhorias em relação às remunerações por progressão de carreira. A proposta prevê ainda a criação, em 2026, do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), um benefício que permite a remuneração dos profissionais por titulações acadêmicas.

Leia também

Dengue em SC: apenas 36,5% do público-alvo está vacinado no Estado

CNT vai percorrer 3,5 mil quilômetros para avaliar condições das rodovias de SC

Professores e técnicos dos institutos federais aceitam proposta do governo e suspendem greve