O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas para os processos seletivos dos cursos técnicos, de graduação e da educação para jovens e adultos (Proeja). Ao todo, são 2.838 vagas gratuitas em 77 cursos distribuídos em 15 cidades de SC. As aulas começam no segundo semestre de 2014.

Continua depois da publicidade

As cidades onde há vagas pelo IFSC são: Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São José, São Miguel do Oeste e Xanxerê.

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas no Portal de Ingresso do IFSC, onde também estão disponíveis os editais com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo. Para cursos técnicos e de graduação, o prazo final para inscrições é 19 de maio. Já para os cursos Proeja, voltados à educação de jovens e adultos, o prazo vai até 16 de junho.

A taxa de inscrição para os cursos técnicos é de R$ 30, e para os cursos de graduação é de R$ 40. As taxas devem ser pagas até 20 de maio. Candidatos doadores de sangue, integrantes de família de baixa renda ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar a isenção do pagamento dessa taxa até 6 de maio, conforme procedimentos detalhados nos editais.

Continua depois da publicidade

Para os cursos Proeja e técnico do Câmpus Palhoça Bilíngue, a inscrição é gratuita para todos os candidatos. Há computadores disponíveis para inscrição em todos os câmpus do IFSC para candidatos que não possuem acesso à Internet.

Sobre a prova

O vestibular para os cursos de graduação será realizado em 8 de junho. Já o exame de classificação (prova) para os cursos técnicos está marcado para 15 de junho. O curso Proeja/Técnico do Câmpus Chapecó e técnico do Câmpus Palhoça Bilíngue terão como processo seletivo a análise socioeconômica.

Já para o curso Proeja/FIC do Câmpus São Miguel do Oeste a seleção é por sorteio público, caso haja mais candidatos inscritos do que vagas.

A lista dos candidatos aprovados para cursos técnicos e de graduação será divulgada em 11 de julho, e para o Proeja em 25 de junho. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone 0800-722-0250. A ligação é gratuita.

Continua depois da publicidade

Entenda os tipos de cursos

O IFSC oferece três tipos de cursos técnicos: integrado, concomitante e subsequente. Nos cursos integrados, o aluno cursa o Ensino Médio junto com o técnico no IFSC. Nos cursos concomitantes, o aluno faz o curso técnico no IFSC ao mesmo tempo em que faz o Ensino Médio em outra escola. E, para os cursos técnicos subsequentes, o aluno já deve ter o Ensino Médio completo e só faz o curso técnico no IFSC.

Os cursos de graduação também são divididos em três tipos: bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia. Os cursos de bacharelado são as Engenharias que, por serem mais abrangentes, possibilitam uma área de atuação maior. Os cursos de licenciatura são destinados à formação de professores para atuar na Educação Básica. Já os cursos superiores de tecnologia, também conhecidos como tecnólogos, são graduações de formação especializada em determinado eixo tecnológico. Nesse processo seletivo, não há vagas para cursos de licenciatura.

Já os cursos Proeja integram a educação profissional técnica ou de formação inicial e continuada (FIC) com a educação de jovens e adultos (EJA) de nível fundamental ou médio. O curso técnico do Câmpus Palhoça Bilíngue, especializado na educação de surdos, têm aulas em língua portuguesa e em língua brasileira de sinais (Libras).

Reserva de vaga

O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas. Os cursos Proeja FIC (câmpus Palhoça Bilíngue e Urupema) são os únicos que não possuem reserva de vagas, já que seu processo seletivo é por sorteio.

Continua depois da publicidade

Para se inscrever através do sistema de cotas para os cursos técnicos e Proeja é necessário ter cursado todo o Ensino Fundamental em escola pública. Já para se inscrever nos cursos de graduação o candidato deve ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública. Os candidatos que não se enquadram nessas situações, devem, no momento da inscrição, selecionar a opção ampla concorrência.