O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos técnicos e de graduação. As inscrições seguem até o dia três de novembro e as aulas devem começar no primeiro semestre de 2015. Ao todo, são 3.455 vagas em 17 cidades. Em Joinville, há 202 vagas para os cursos técnicos integrados concomitantes em Eletroeletrônica e Mecânica, curso técnico Subsequente em Enfermagem e para os cursos superiores de Tecnologia em Mecatrônica Industrial e em Gestão Hospitalar.
Continua depois da publicidade
As inscrições devem ser feitas no Portal de Ingresso do IFSC, onde também estão disponíveis os editais com informações detalhadas sobre o processo seletivo. Há ainda computadores disponíveis para a inscrição em todos os campus da instituição. Em Joinville, o IFSC está localizado na rua Pavão, 1377, no bairro Costa e Silva.
:: Leia mais notícias sobre Educação ::
Para ingressar nos cursos técnicos do IFSC, é necessário fazer uma prova de conhecimentos gerias, chamada de exame de classificação. Essa prova será realizada no dia 23 de novembro, no período matutino para os cursos técnicos e subsequentes, e durante a tarde para os cursos integrados. Já o vestibular para os cursos de graduação está marcado para o dia 30 de novembro.
Continua depois da publicidade
O vestibular é composto por duas provas, uma realizada no período da manhã, e outra no período vespertino, sendo que todos os candidatos devem fazer as duas provas, e a lista de aprovados será divulgada no dia 15 de dezembro.
A taxa de inscrição nos cursos técnicos é de R$30 reais e para os cursos de graduação, é de R$ 40 reais. Candidatos doadores de sangue e de baixa renda podem solicitar isenção do pagamento da taxa até 24 de outubro, conforme procedimentos detalhados nos editais de ingresso no portal do IFSC (http://www.ifsc.edu.br/)
Entenda os tipos de cursos oferecidos
O Instituto Federal de Santa Catarina oferece três tipos de cursos técnicos: integrado, concomitante e subsequente. Nos cursos integrados, o aluno cursa o Ensino Médio junto com o curso técnico no IFSC. Nos cursos concomitantes, o aluno faz o curso técnico no IFSC ao mesmo tempo em que faz o Ensino Médio em outra escola. Para os cursos técnicos subsequentes o aluno deve já ter o Ensino Médio completo e realiza somente o curso técnico na instituição.
Continua depois da publicidade
Os cursos de graduação também são divididos em três categorias: bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia. Os cursos de bacharelado são cursos mais abrangentes, e possibilitam uma área de atuação maior. As licenciaturas são distintas à formação de professores para atuar na Educação Básica, enquanto os superiores de tecnologia, também conhecidos como tecnólogos, são graduações de formação especializada em determinado eixo tecnológico.