Usar um celular pode parecer uma tarefa simples para quem já nasceu em meio às diferentes tecnologias do mundo digital. Só que enquanto alguns cresceram com aparelhos eletrônicos em mãos, outros só tiveram o primeiro contato com esse universo depois de anos sem ter qualquer noção sobre o assunto. É o caso das pessoas mais idosas que descobriram em Blumenau uma possibilidade de aprender “habilidades joviais” e conseguir maior independência no então “terreno desconhecido”.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
De segunda a quinta, a Secretaria da Família, na cidade, oferece aulas gratuitas em uma oficina de Informática para Celular. Atualmente, cerca de 100 idosos participam do curso, que surgiu diante da necessidade desse público em aprender a usar smartphones — principalmente depois da pandemia de Covid-19, quando as atividades on-line se tornaram mais presentes no dia a dia.
Maria Eli, por exemplo, conta que todas as manhãs gosta de enviar ou receber mensagens pelo Whatsapp. As primeiras noções de como manusear o aparelho ela aprendeu com a neta e, agora, na oficina de informática, a senhora de 77 anos já sabe até usar aplicativos de transporte para ir sozinha ao mercado e onde mais desejar.

— O que eles mais pedem para aprender é sobre o WhatsApp. Querem saber como tirar fotos, enviar, fazer chamadas de vídeo, para conversar com a família e os amigos — conta a professora Lígia Maria da Silva.
Continua depois da publicidade
A instrutora ainda explica que os temas das aulas são definidos conforme a necessidade que os idosos têm em conseguir mexer em determinadas funções. No caso de Natal Antônio Dalpra, de 84 anos, o curso foi importante para que ele aprendesse a enviar imagens para as próprias filhas.
— Elas gostam de ver como é que eu estou. Quando envio alguma coisa, elas já dizem: o pai tá ficando “pêco”. Eu também quero aprender a procurar coisas sobre algum lugar que eu não conheço, imagens bonitas, sei que a professora vai me ensinar — comenta.

As aulas ocorrem tanto no período matutino, como vespertino, na Secretaria da Família de Blumenau, onde também são feitas as matrículas. O espaço fica na Rua Itapiranga, 368, bairro Velha. Para saber se há vagas disponíveis, basta entrar em contato pelo telefone (47) 3381-6972.
*Sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também:
O encanto por brinquedos que uniu a trajetória de pai e filhos no Beto Carrero
Escoteiros dão exemplo de inclusão com engenhoca para ajudar amigo em Blumenau