Joinville já registrou 16 mortes por dengue desde o início do ano, o que representa mais do triplo de vítimas fatais contabilizadas em 2021. O número de óbitos tem crescido semanalmente desde abril, quando aconteceu o primeiro óbito de 2022, e o AN reuniu os dados para mostrar o perfil dessas vítimas.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A dengue se tornou um problema de saúde pública há pelo menos dois anos em Joinville. Desde então, o número de casos disparou e, no ano passado, a cidade registrou a primeira morte da história por causa da doença. O ano terminou com cinco óbitos por dengue, número que já foi superado neste ano no início de maio. 

Em 2022, cinco vítimas eram mulheres e 11 eram homens, sendo que a maioria é composta por idosos. Com exceção das mortes de três pessoas, de 36, 50 e 51 anos, todos os demais estavam acima dos 60 anos. 

Segundo a gerente de Vigilância em Saúde, Fabiana Almeida, um dos motivos que explica a maior mortalidade de idosos entre as vítimas da dengue é a maior presença de comorbidades nesta parcela da população.

Continua depois da publicidade

— Sendo uma doença mais infecciosa, como também já observamos na Covid, a dengue desencadeia e pode descompensar outras doenças que o paciente já tem. Isso acaba agravando — explica.  

Fabiana conta que o descontrole das demais doenças acontece na maioria das vezes em que o idoso com comborbidade se infecta com a dengue. Isso agrava o quadro de saúde e aumenta as chances de óbito.

Zona Leste com mais mortes

Mais da metade das mortes por dengue em Joinville neste ano é de moradores de bairros da zona Leste. O Comasa tem o maior número de vítimas, com cinco, enquanto o Boa Vista tem duas, e Espinheiros e Iririú têm uma. A região também é que apresenta mais casos confirmados da doença, com 6 mil.

Em seguida, a zona Norte aparece com quatro mortes, sendo uma no Jardim Paraíso e três no Costa e Silva. O bairro também é o que mais teve pessoas infectados com a dengue neste ano, com 2,3 mil casos. 

Continua depois da publicidade

Também aparecem com registro de mortes a zona Oeste, com dois óbitos, e a região Central, com uma vítima. A zona Sul não teve nenhuma pessoa que perdeu a vida por causa da dengue em 2022.

Leia também:

Pacientes de Joinville reclamam de atraso em sessões de quimioterapia

UPA Sul retoma atendimentos pediátricos em Joinville; veja o que muda

Joinville volta a ter aumento no número de mortes por Covid em junho