As celebrações de Páscoa tiveram início no domingo em Joinville com a Procissão de Ramos em várias comunidades da cidade. Como milhares de católicos, idosos do Lar Betânia e do Residencial Ventura se prepararam a semana toda para o momento da procissão, que foi um pouco diferente dos anos anteriores.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias de Joinville e região
Desta vez, o trajeto foi pelo lado de fora dos muros das duas instituições, Idosos dois dois lares caminharam juntos pela avenida Procópio Gomes até a capela do Lar Abdon Batista, onde ocorreu uma missa.
Segundo a irmã Cirlei, coordenadora do Lar Betânia, é a primeira vez que eles participam juntos. Há cinco meses, os idosos dos dois locais já vinham realizando as atividades em conjunto, aos cuidados da mesma equipe. Nesta última semana, confeccionaram ovos de páscoa e coelhinhos.
– A Semana Santa marca o começo desta história de união -, conta o padre Ivam Macieski, responsável pelo Residencial Ventura.
Continua depois da publicidade
Cerca de 60 pessoas participaram da procissão. Os idosos que usam cadeiras de rodas não deixaram de participar. O grupo foi auxiliado por voluntários e familiares.
– Como é importante a força da fé e a união nesta etapa da vida, é quando a fé se fortalece -, ressalta.
Aurea Ferreira Farias, auxiliada pela filha Marili. Foto: Salmo Duarte/Agência RBS
Procissão no bairro Iririú
Uma pequena multidão participou da procissão do Domingo de Ramos no bairro Iririú. Os fiéis saíram em cortejo da Comunidade Santíssima Trindade, na rua Deputado Jota Gonçalves, e caminharam até a matriz, a Igreja São Sebastião, na rua Iririú.
A bordo de um trio elétrico, além da questão religiosa referente à Pascoa, a equipe que conduziu a celebração, liderada pelo padre Otávio Ferreira Antunes, também abordou a situação político-econômica do País.
Continua depois da publicidade