A Lagoa do Peri, em Florianópolis, foi cenário de uma atividade diferente neste sábado. Por volta das 9h, 12 idosos, de até 70 anos, participaram de esportes de aventura e em meio à natureza. A iniciativa faz parte do trabalho de conclusão de curso de Educação Física da Udesc da aluna Adriana Viscardi.
Continua depois da publicidade
Os idosos fizeram trilha e pela primeira vez praticaram stand up paddle. Maria Helena Vilanova da Silva, de 56 anos, participou da iniciativa e conta que se surpreendeu com a superação de todos nas atividades:
– Acho que vou virar uma aventureira – brinca.
A acadêmica Adriana Viscardi conta que a ideia do trabalho surgiu do interesse dela por atividades de aventura e com idosos e que resolveu unir as duas coisas.
Continua depois da publicidade
– Alguns estavam apreensivos e outros, ansiosos. Mas todos experimentaram e ficaram de pé na prancha – diz.
Os idosos responderam a questionários antes e depois da experiência. A ideia da pesquisadora é captar a percepção deles sobre esportes de aventura e na natureza.
Grupo fez trilha na Lagoa do Peri. Foto: Alcyane Marinho / Arquivo Pessoal
Alcyane Marinho, doutora em Educação Física e orientadora do trabalho, defende que a oferta de atividades diferentes para idosos pode ser enriquecedor, além de aumentar a autoestima dessa população:
Continua depois da publicidade
– Possibilitar a vivência de atividades ao ar livre, em contato com recursos naturais, pode despertar sensações e emoções significativas para uma vida com maior qualidade – afirma.