No segundo dia de retorno dos ônibus do transporte coletivo em Joinville, o número de idosos aumentou em 57% em relação ao primeiro dia de circulação. Segundo as empresas concessionarárias do transporte público municipal, dos 28.668 passageiros, 572 eram idosos. 

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

Os idosos têm permissão para utilizar os ônibus em Joinville se estiverem cumprindo as regras previstas no decreto de isolamento domiciliar para pessoas com mais de 60 anos. Ou seja: podem sair de casa para trabalhar, comprar alimentos ou medicamentos, e para receber atendimento médico — e, para isso, também podem utilizar os ônibus como meio de locomoção.

Segundo a Prefeitura de Joinville, a fiscalização do destino e da motivação do uso do ônibus por idosos poderá ocorrer em casos de denúncia, como situações de aglomerações de idosos em algumas linhas, como forma de orientação. As empresas de transporte coletivo também informaram que existe abordagem das pessoas com 60 anos ou mais, como forma de conscientização do decreto municipal e da prevenção ao novo coronavírus. Denúncias de irregularidades podem ser feitas no Web-Saúde e no Ligue-Saúde, com ligações ou envio de mensagens para o número (47) 3481.5165, disponível de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas.

> Isolamento obrigatório de idosos em Joinville deve ser revisto em setembro

Continua depois da publicidade

Além dos idosos, a portaria 155/2020 da Prefeitura de Joinville também recomenda que outros grupos não utilizem os ônibus, a não ser em casos de extrema necessidade. Entre eles, estão as gestantes — independentemente de idade gestacional e classificação de risco — e pessoas que apresentem alguma das seguintes condições de saúde: tabagismo, obesidade, miocardiopatias, hipertensão arterial, pneumopatias graves ou descompensadas, imunodepressão e imunossupressão, doenças renais crônicas em estágio avançado (graus 3, 4 e 5), diabetes melito, doenças cromossômicas, neoplasias e doenças hematológicas.

Volta dos ônibus em Joinville irá priorizar horários de pico

Aumento de 23% no número total de passageiros

Os ônibus voltaram a circular em Joinville em 1º de setembro, na terça-feira. As novas regras ditam que a lotação máxima permitida é de 40% da capacidade dos ônibus — em julho, após a primeira parada, eram permitidos até 60%. 

O aumento no número do total de passageiros transportados no segundo dia foi de 23%, com 28.668 passageiros. No primeiro dia, o número foi um pouco superior a 23 mil. A redução do índice é uma maneira de tentar diminuir também a possibilidade de aglomeração dentro dos veículos.

Na retomada do transporte, as linhas e horários de ônibus também serão reduzidos. O critério adotado pelas empresas foi escolher linhas de menor movimento em relação à distância percorrida. Os horários podem ser consultados no site onibus.info.

Continua depois da publicidade