O joinvilense Luiz Eupídio, de 77 anos, sofreu lesões na cabeça, face, pernas e nas mãos depois de tropeçar em uma boca de lobo que estava aberta, entre as ruas Carlos Benack e Ibirama, no bairro Saguaçu. O acidente foi registrado por volta das 15h30 de terça-feira (9). A família, agora, pretende registrar um boletim de ocorrência (BO) e entrar na justiça contra a Prefeitura de Joinville.

Continua depois da publicidade

De acordo com o idoso, ele saiu de casa para ir até uma farmácia e, como chovia forte, seguia de guarda-chuva até o estabelecimento, o que o impediu de avistar o boeiro sem proteção. A tampa estava exposta na própria calçada e a poucos centímetros da tubulação. Ele relata ainda que quando passou pelo obstáculo, tropeçou, caiu no meio fio e bateu com o rosto no asfalto.

— Tentei me segurar, mas capotei no meio fio e dei com a cara no chão. Levei pontos nas mãos e no rosto, também tive hemorragia e machuquei os olhos. Minha sorte foi que um rapaz parou o carro e me ajudou, emprestando uma camiseta para que me limpasse. Ele também me levou até o pronto-socorro — revela.

O atendimento foi realizado no Hospital da Unimed, no bairro América. Ele teve alta e, no momento, segue com a medicação e fazendo a troca de curativos. Luiz afirma que a família acionou um advogado e assim que ele estiver em melhores condições de saúde deve prestar queixa contra o Município.

—É dever da prefeitura fazer a manutenção das bocas de lobo. Hoje, dois dias depois do acidente, passei no local e a vala continua aberta e com a tampa ao lado. Quero levar essa ação adiante para evitar que outras pessoas passem por situações como essa — destaca.

Continua depois da publicidade

Com o acidente, o idoso também teve que interromper os cuidados que presta a esposa, que está internada no Hospital Dona Helena, em decorrência de uma pancreatite.

Resposta da Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Joinville diz que lamenta o fato ocorrido com o pedestre e informa que foi feita a reposição da tampa no bueiro. ‘O motivo do local não estar tampado pode estar relacionado ao fato de veículos passarem com o rodado sobre o bueiro, ao fazer a curva de acesso à rua Ibirama, ocasionando o deslocamento da tampa. A Subprefeitura da Região Centro-Norte vai reforçar a fixação da tampa’, complementa.

Confira mais notícias de Joinville e região