O aposentado Luiz Avila, de 79 anos, morador do bairro Capoeiras, em Florianópolis, está há dois meses sem receber o medicamento Entacapona da farmácia-escola da UFSC. Já o Mantidan está em falta há 30 dias. Os dois remédios são para tratamento do mal de Parkinson, diagnosticado em 2001.

Continua depois da publicidade

— O Entacapona é o mais caro que eu tomo: uma caixa custa R$ 175 e eu uso quatro por mês. Isso dá R$ 700 só com esse — destaca Luiz.

Com o passar do tempo, novos sintomas vão aparecendo e outros vão se intensificando, por isso Luiz também precisa aumentar as doses dos remédios.

— Vou religiosamente às consultas, tomo os remédios na hora certa. Quando comecei o tratamento, tomava um comprimido. Depois passou para dois, para quatro. Hoje tomo 30 por dia e o Mantidan e o Entacapona são os principais – conta o aposentado.

Continua depois da publicidade

Com a falta dos remédios, Luiz está com a perna mais rígida, o que prejudica e até impede o andar. Também tem mais tremuras e insônia, piorando muito sua qualidade de vida. Para amenizar a situação, ele tem pedido dinheiro emprestado.

— Não é a primeira vez que falta remédio. Eles são obrigados a me dar. Meu rendimento não dá, então preciso pegar dinheiro emprestado. E quem vai me ressarcir depois? — questiona ele.

A SOLUÇÃO

A farmácia-escola da UFSC é administrada pela prefeitura de Florianópolis, mas os medicamentos são fornecidos pelo Estado. Em resposta à reportagem, a Secretaria de Estado da Saúde informou que a entrega do medicamento Entacapona estava prevista para esta sexta-feira, 5 de janeiro, até o final do dia. “A expectativa é que na semana que vem já seja entregue aos pacientes que fazem uso do medicamento”. Quanto ao Mantidan, informou que “está em processo de compra”.

Continua depois da publicidade

ONDE COBRAR

A farmácia-escola da UFSC fica no Campus Universitário do bairro Trindade, em Florianópolis. O email de contato é farmaciapmfufsc@gmail.com e o telefone é (48) 3721-2278.

Para informações e reclamações na ouvidoria da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina, ligue 0800-482-800.

Confira outros pedidos da nossa seção Seu Problema é Nosso

Leia mais notícias da Hora de SC