Foram mais de 30 dias que a família conviveu com o medo de perder José Veniselo Moyses, 77 anos, que estava internado com Covid-19 na UTI em Lages, na Serra Catarinense. O idoso foi diagnosticado com a doença no final de março e precisou ser internado. No fim da jornada, tudo deu certo, e os médicos disseram que a recuperação dele foi “um milagre” e fizeram uma homenagem no hospital com direito a música.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina por WhatsApp 

O filho, Rafael Moyses, conta que o pai havia acabado de tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 quando começou a ter sintomas da doença e piorar rapidamente.

No dia 1º de abril, ele foi internado no hospital de Urubici, cidade onde mora, e dois dias depois precisou ser intubado e encaminhado para a UTI do Hospital Tereza Ramos, em Lages.

Durante o período de internação, José chegou a ficar dois dias fora do tubo, mas acabou regredindo e voltou à sedação. Rafael relata a preocupação em ver o pai piorar:

Continua depois da publicidade

— Os médicos viram que ele tinha uma força de vontade muito grande de lutar e de viver. E nós aqui na oração. Graças a Deus depois de uns 30 dias ele saiu da sedação, mas não saía do sono e deixou a gente muito preocupado no final. Acabou que os médicos determinaram que ele teria que fazer a traqueostomia. E aí bem no momento de fazer a anestesia, quando iam fazer o procedimento, eles desintubaram e ele voltou. Os médicos mesmo disseram que foi um milagre.

A partir daí, José começou a ter uma melhora mais rápida e, no início de maio, recebeu alta da UTI. O momento foi muito especial, pois o idoso foi recebido com música pelos profissionais da saúde do hospital. 

Veja a homenagem

— Só tenho a agradecer todo o empenho e toda essa batalha de frente que eles estão fazendo. São, literalmente, anjos de plantão — declara.

José vai ficar mais alguns dias em observação no hospital, porque ainda está debilitado e precisa se recuperar, explica Rafael. Mas o filho comemora essa longa batalha vencida e não vê a hora de levar o pai para casa.

Rafael comemora a recuperação de seu pai, José Moyses
Rafael comemora a recuperação de seu pai, José Moyses (Foto: Arquivo pessoal/Rafael Moyses)

Leia também

Médico de Itajaí suspeito de matar oito pacientes em UTI é indiciado por homicídios

Continua depois da publicidade

Anvisa aprova uso emergencial de tratamento com anticorpos para Covid-19

Covid hoje: veja mapas e dados de mortes por covid-19 e da vacina em SC