O resgate de um homem de 63 anos na trilha do Monte Crista, em Garuva, no Litoral Norte Catarinense, mobiliza na tarde e noite deste domingo (3) agentes do Grupo de Resgate em Montanha (GRM), da 2ª Cia de Aviação de Joinville e dos Bombeiros Militares de Garuva. O idoso entrou na mata acompanhado de um casal e teria sentido fortes dores no peito, o que o impediu de seguir a caminhada.

Continua depois da publicidade

De acordo com o GRM e a 2ª Cia de Aviação. Logo depois de passar mal, o homem se deitou no trajeto e ligou para conhecidos pedindo para que informassem as autoridades e o resgatassem. As buscas aéreas iniciaram por volta das 17h40, minutos depois do chamado, e encerram ao anoitecer. Do helicóptero, a equipe o avistou, depois que o grupo de amigos sinalizaram com uma fogueira e sinais de lanternas (o resgate aéreo só não foi possível em razão da mata fechada e o pôr do Sol). A localização então foi repassada ao GRM.

Por volta das 20 horas, um grupo com 13 socorristas seguia mata adentro com uma maca para viabilizar o socorro e a retirada do homem do local, distante a cerca de cinco quilômetros do início da trilha. Outra equipe deve seguir de Joinville perto das 21 horas, horário estimado para a chegada dos homens até a localização exata onde a vítima se encontra.

— Por volta de nove horas da noite ele vai ser acessado pela equipe de resgate, mas a retirada dele pode durar a noite toda — afirma Alan Jacob da Rosa, do GRM.

Ainda de acordo com o GRM, o homem é um turista de Curitiba (PR) e ele está mantendo contato com a guarnição por meio do telefone celular. A vítima informou que já se sente melhor disposição, apesar de ainda não conseguir caminhar.

Continua depois da publicidade

O Corpo de Bombeiros Militar de Garuva deve fazer o translado do homem de ambulância até o hospital.