Um idoso morreu vítima de afogamento na tarde desta quinta-feira (18) na Praia da Lagoinha, em Bombinhas. Não tem posto de guarda-vidas no local e foi preciso enviar duas equipes de praias próximas para prestar socorro. O Arcanjo-03 também precisou ser mobilizado diante da gravidade da ocorrência, mas apesar dos esforços, o paciente não resistiu. Não há informações sobre a identidade do idoso.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Balneário Camboriú e região por WhatsApp

Segundo os bombeiros, era por volta das 16h25min quando banhistas viram o idoso afogado no mar e conseguiram tirá-lo da água. Guarda-vidas das praias de 4 Ilhas e dos Padres foram imediatamente ao local e encontraram a vítima em grau 6 de afogamento, o mais alto na classificação dos socorristas. Os profissionais começaram as manobras de ressuscitação e chamaram o Arcanjo-03.

Quando a equipe da aeronave chegou, iniciou os trabalhos com desfibrilador e compressões. Depois de 45 minutos de tentativas para reanimar o idoso, a morte foi confirmada ainda na areia.

Veja recomendações de segurança do Corpo de Bombeiros

  • Ao planejar uma ida à praia, é importante buscar por locais onde há serviços de guarda-vidas.
  • Fique atento à sinalização dos postos, em que bandeira vermelha significa alto risco de afogamento, bandeira amarela, médio risco de afogamento, bandeira verde, baixo risco de afogamento. Há ainda a bandeira lilás, que indica presença de água-viva e a bandeira preta, que indica que aquele posto está desativado.
  • Atenção especial à sinalização na faixa de areia, em que a bandeira vermelha triangular significa que aquele local é perigoso. Normalmente sinaliza, também, que há uma corrente de retorno.
  • Respeito aos avisos e alertas dos guarda-vidas.
  • Caso seja surpreendido por uma corrente de retorno, mantenha a calma e nade paralelamente à praia buscando o banco de areia. Jamais nade contra a corrente, em direção a praia. Peça ajuda sinalizando com os braços.
  • Evite nadar ou mergulhar próximo aos costões.
  • Após uma refeição ou ingestão de bebida alcoólica, não entre na água.
  • Se for queimado por uma água-viva, não esfregue o local e nem utilize água doce para lavar. A indicação é para o uso de vinagre. Nos postos de guarda-vidas as nossas equipes disponibilizam vinagre e poderão avaliar a situação dos casos mais graves.

Continua depois da publicidade

Praias Bandeira Azul de Bombinhas

Bombinhas tem 39 praias, das quais três têm o selo de Bandeira Azul. Para conquistar a certificação, é preciso atender a uma série de critérios, com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, turismo sustentável, responsabilidade social e segurança e serviços. Esses critérios devem ser mantidos e comprovados anualmente. Além disso, precisam ter posto de guarda-vidas.

Leia mais

“Turismo do crime” termina mal para ladrões em Balneário Camboriú

Caso de tortura, cárcere e estupro que chocou Vale do Itajaí tem condenação na Justiça