Um homem de 78 anos é a quarta vítima fatal da dengue em Joinville em 2023. A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde nesta segunda-feira (10), a morte, porém, foi registrada na última quarta-feira (5). Esta é a terceira morte pela doença na cidade em pouco mais de um mês.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O homem era morador do bairro Floresta e estava em um hospital público do município. Após investigação epidemiológica, com realização de exame junto ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC), foi possível confirmar que o óbito foi decorrente de complicações causadas pela dengue.
Segundo a prefeitura de Joinville, 3,3 mil casos de dengue foram confirmados em Joinville neste ano. As outras três vítimas tinham 26, 54 e 34 anos.
Por meio do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), ficou evidenciado que a maioria dos focos de dengue está nas residências. Os bairros com mais casos confirmados são: Comasa, Jardim Paraíso, Bom Retiro, Nova Brasília e Floresta.
Continua depois da publicidade
Em Joinville, mensalmente, uma média de 25 mil visitas são realizadas para identificar e eliminar recipientes com água parada que podem servir de criadouro para o mosquito.
Com objetivo de amenizar o impacto na rede hospitalar, a prefeitura instalou a Central de Atendimento da Dengue de Joinville, na UniSociesc Campus Park, no bairro Boa Vista. O serviço é voltado para pessoas com 15 anos ou mais, que apresentam sintomas leves e moderados da dengue. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Leia também
Professor de Joinville que apoiou ataque a creche é afastado pela Secretaria de Educação
Resgate de animais silvestres em casas cai 40% em Jaraguá do Sul; biólogo explica queda
VÍDEO: Chafariz se forma após cano romper e rua fica alagada em Joinville