Um homem de 64 anos foi preso na sexta-feira (29), no bairro Estreito, região continental de Florianópolis. Ele tinha um mandado de prisão em aberto por importunação sexual, injúria e difamação, em pelo menos 11 registros. Além disso, oito mulheres tinham medida protetiva contra ele, quatro delas acompanhadas pela Rede Catarina.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Segundo a Polícia Militar (PM), o mandado de prisão foi expedido para tentar evitar que outras mulheres pudessem ser alvo do suspeito. Ainda conforme a PM, o idoso “repetia um padrão na escolha de suas vítimas”.
Segundo o subtenente do 22º Batalhão de Polícia Militar, Adriano Faria, os registros iniciaram em 2008. Foram quatro vítimas só este ano. “Ele acostumava se aproximar das vítimas, tentava demonstrar ter maior poder aquisitivo e muitas vezes, logo nos primeiros encontros já ameaça e subjugava as mulheres”, explica. A maioria das vítimas tinha entre 48 e 56 anos, e uma delas tinha 70.
Ele foi conduzido à penitenciária da Capital.
Continua depois da publicidade
O que é importunação sexual
A importunação sexual ocorre quando a pessoa pratica contra alguém, sem seu consentimento, ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a si próprio ou a terceiro. A prática é considerada crime, com pena de um a cinco anos de reclusão.
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
A importunação é diferente, por exemplo, do estupro, que ocorre quando a pessoa constrange alguém, mediante violência ou grave ameaça, a fazer sexo ou praticar ou permitir que ele pratique qualquer conduta libidinosa contra alguém. A pena é de seis a dez anos de reclusão, podendo ser aumentada se a vítima é menor de 18 anos.
Leia mais
Filho assalta o próprio pai em Blumenau e revela intenções criminosas
Dupla é presa com milhares de arquivos de abuso sexual infantil em SC