Foi encontrado na tarde de quinta-feira, dia 26, o corpo de Nicolau Querino Vieira Filho, 60 anos. Ele estava desaparecido desde sexta-feira, dia 20, quando fugiu de uma casa de repouso no bairro Vendaval, em Biguaçu.
Continua depois da publicidade
Idoso havia fugido de casa de repouso
Nicolau foi encontrado morto nas margens de um riacho nos fundos as casa de repouso. O corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) e já liberado à família. A causa da morte ainda não foi apontada, mas ferimentos mostram que ele pode ter sofrido uma queda.
O idoso sofria de demência e passava de dois a três dias por semana na casa de repouso. Em 2015, ele havia sido internado duas vezes em outras instituições para tratar dos problemas mentais. Luciana Elza Ferreira, auxiliar administrativa da casa de repouso Anjos de Branco, conta que na quarta-feira que antecedeu o desaparecimento Nicolau já havia fugido do local, pulando um muro.
Continua depois da publicidade
Na noite em que ele desapareceu, câmeras de segurança mostraram que saiu por uma porta que dava acesso à rua, e não pelos fundos.
– Procuramos muito por ele, inclusive perto do local em que foi encontrado. Começamos a descartar que estivesse aqui perto porque muita gente dizia que viu ele em outros lugares, em outro bairro – ela conta.
A funcionária da casa afirma ainda que Nicolau era calmo, tinha uma boa relação com todos apesar dos problemas causados pela doença. Ela se surpreende ao saber que ele chegou até o riacho, que ficava no meio da mata fechada, mesmo tendo dificuldades para caminhar.
Continua depois da publicidade
Fábio Nascimento, genro de Nicolau, diz que a família recebeu com surpresa e tristeza a notícia, principalmente por ele estar perto da casa de repouso de onde fugiu. Segundo ele, foram os bombeiros envolvidos na busca que encontraram Nicolau, que estava seminu e com um ferimento na cabeça. O caso é acompanhado pela Delegacia de Desaparecidos, que já colheu as imagens das câmeras de segurança da casa.