Uma alta médica virou caso de polícia no fim de semana em Itapema, Litoral Norte de Santa Catarina. Ao liberar um paciente de 88 anos para voltar para casa, a equipe de enfermagem não conseguiu encontrar os familiares do idoso. O homem precisou pernoitar mais duas vezes no Hospital Santo Antônio até a Secretaria Municipal de Assistência Social conseguir encontrar uma solução para o caso. Um boletim de ocorrência chegou a ser registrado na PM. 

Continua depois da publicidade

> Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

Toda a situação começou na sexta-feira (30) à tarde, quando o paciente chegou à unidade de saúde com os níveis de oxigênio alterados. Poucas horas depois, já estabilizado, o idoso recebeu autorização para deixar a unidade de saúde. Os profissionais começaram a ligar para os parentes do paciente com o objetivo de avisar para que alguém fosse buscá-lo, mas ele acabou passando a noite no hospital.

No sábado de manhã as tentativas de contato recomeçaram. Sem sucesso, a equipe decidiu colocar o homem na ambulância, acompanhado de uma enfermeira, e levar até o endereço dele. Ao chegar à residência, pouco antes do meio-dia, o enteado não aceitou ficar com o padrasto, alegando que a família não tinha mais condições de cuidá-lo, relata a unidade de saúde. O senhor, então, voltou para o hospital.

A Secretaria de Assistência Social de Itapema precisou ser chamada para solucionar o caso. Enquanto tentava encontrar um lugar para acolher o idoso, ele passou mais uma noite em leito hospitalar. O homem de 88 anos sofre de uma doença pulmonar crônica e faz uso contínuo de oxigênio, de acordo com a unidade de saúde.

Continua depois da publicidade

Diante da recusa do enteado, que configura abandono de incapaz pela idade avançada do senhor, a Polícia Militar foi chamada e registrou um boletim de ocorrência com os relatos da profissional de saúde. De acordo com a PM, na manhã deste domingo (1º) o idoso recebeu acolhimento em um abrigo municipal.

A reportagem tentou contato com a Secretaria de Assistência Social de Itapema, mas não teve retorno até a publicação deste texto.

Leia também

> Violência financeira contra idosos exige mais atenção da sociedade, alerta OAB

> Avô rifa Fusca em Blumenau para ajudar a realizar o sonho da neta de ser médica

> Empreendedor caminha 800 quilômetros até SC e quer encontro com Hang para realizar sonho