Um idoso de 73 anos morreu em decorrência da dengue em Itá, no Oeste de Santa Catarina. O óbito ocorreu em 16 de março, mas só foi confirmado que era por conta da doença na sexta-feira (25), de acordo com a prefeitura. 

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Segundo a Secretaria de Saúde, ele era morador da Linha Fátima, no interior do município. O homem tinha comorbidades e não conseguiu buscar atendimento médico antes que o quadro da doença se agravasse. O nome do idoso e a forma de transmissão não foram divulgados. 

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) informou que foi notificada a respeito do óbito e uma nota sobre o caso será divulgada. A recomendação do órgão é de que as mortes sejam informadas pelos municípios em até 24 horas. 

Cidade acumula mais de 414 casos de dengue 

Até esta terça-feira (29), 414 casos de dengue foram confirmados em Itá. Além disso, outros 917 já foram notificados, segundo a secretaria de saúde. Desses, apenas 88 foram descartados. 

Continua depois da publicidade

Isso tem refletido diretamente na rede hospitalar. Segundo a secretária de saúde Juliana Batista, só nesta segunda-feira (28), a Unidade Básica de Saúde do município realizou mais de 400 atendimentos. 

— Nós estamos fazendo várias campanhas para orientar a população sobre os sinais de alerta e para buscar atendimento médico assim que sentir os primeiros sintomas — pontua. 

Itá é uma das cidades onde a dengue é considerada epidêmica em Santa Catarina, devido a alta taxa de transmissão da doença. Além disso, o município também decretou situação de emergência por conta do elevado número de casos.  

Para tentar frear os números, multirões estão sendo realizados em imóveis de Itá e, naqueles onde há irregularidades, as equipes estão notificando os proprietários. 

Continua depois da publicidade

— Estamos todos empenhados nessa luta. Só dessa forma venceremos — finaliza a secretária. 

Leia também: 

Florianópolis está infestada por focos do mosquito da dengue, diz bióloga da prefeitura

Assembleia adia votação do ICMS após acordo de líderes

Araquari assina convênio de R$ 20 milhões para concluir obras de novo hospital