Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, registrou mais uma morte de paciente com Covid-19 que aguardava por um leito de UTI. A vítima, um homem de 64 anos, estava internada na emergência do Hospital Regional São Paulo desde o dia 22 de fevereiro. Ele faleceu na manhã deste sábado (6).

Continua depois da publicidade

Conforme a prefeitura, o idoso não tinha comorbidades e apresentou os primeiros sintomas no dia 13 de fevereiro. O diagnóstico ocorreu três dias depois, com a realização do teste. Com a piora no quadro de saúde, ele foi internado no dia 22. Sem leitos de UTI disponíveis, o homem, que não teve o nome revelado, esperava por uma vaga.

Ele foi a 80ª pessoa a perder a vida devido às complicações do coronavírus em Xanxerê. A cidade vive o colapso na rede de saúde. Nesta semana, o Hospital São Paulo, referência para a região, alertou em nota: “vamos começar a perder vidas de muitos pacientes”.

Assim como o idoso, ao menos mais oito pessoas morreram à espera de um leito no município nos últimos dias, três delas em um intervalo de sete horas.

Calamidade pública

Na última semana do mês passado prefeitura de Xanxerê decretou estado de calamidade pública, lei seca e o fechamento de serviços não essenciais devido ao avanço da pandemia do coronavírus. No mesmo dia, o Ministério da Saúde declarou ajuda da Força Nacional do SUS ao município, com envio de dois técnicos e 10 respiradores à cidade.

Continua depois da publicidade

> “Lockdowns de final de semana não servem”, afirma cientista da Covid-19

> Painel do Coronavírus: saiba como foi o avanço da pandemia em SC

Um dia antes, o prefeito Oscar Martarello falou sobre a grave situação e chorou, em transmissão ao vivo nas redes sociais, enquanto pedia ajuda aos governos estadual e federal.