Uma idosa, de 74 anos, que tinha 50 quilos de artefatos explosivos dentro de casa acionou a polícia, nesta quinta-feira (16), para entregar os materiais em Campos Novos, no Oeste de Santa Catarina. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi chamado para desarmar os explosivos e evitar acidentes.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

De acordo com o comandante Humberto Mapelli, do Comando de Operações Busca Resgate e Assalto (Cobra/Bope), os explosivos estavam na casa da idosa há muitos anos e pertenciam ao marido da mulher, que morreu há mais de 15 anos.

Segundo o registro da ocorrência, o homem tinha uma empresa do setor elétrico e trabalhava com artefatos explosivos. A idosa relatou que o marido utilizava os materiais para fazer aberturas e instalar postes de luz.

— Até então, isso é uma atividade regular. A gente normalmente olha para o explosivo e acha que é irregular, mas existem trabalhos formais com uso autorizado para explosivos. Era o caso desse homem. O que acontece é que ele tinha uma carga em residência e isso, à primeira vista, é irregular. Ele precisaria de registro para isso — afirmou o comandante do Bope.

Continua depois da publicidade

Conforme as forças de segurança, a mulher teria dito que não queria mais aqueles materiais dentro de casa e que foi orientada a chamar a polícia para entregar o material voluntariamente.

Nas caixas dos explosivos, as guarnições do Bope encontraram aproximadamente 50 quilos de emulsão encartuchada. Durante uma varredura pela casa, os policiais ainda encontraram cordéis detonantes e iniciadores. O grupo realizou a desativação dos artefatos antes da apreensão.

A ocorrência será repassada para a Polícia Civil, que poderá dar andamento às investigações para saber mais da procedência dos materiais.

Leia também

Polícia abre investigação sobre incêndio na Penitenciária de Florianópolis

Empresário de Balneário Camboriú é preso ao transformar loja em desmanche de carros

Carnaval 2023 começa com trânsito intenso em SC; acompanhe ao vivo