Uma idosa, de 74 anos, que tinha 50 quilos de artefatos explosivos dentro de casa acionou a polícia, nesta quinta-feira (16), para entregar os materiais em Campos Novos, no Oeste de Santa Catarina. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi chamado para desarmar os explosivos e evitar acidentes.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
De acordo com o comandante Humberto Mapelli, do Comando de Operações Busca Resgate e Assalto (Cobra/Bope), os explosivos estavam na casa da idosa há muitos anos e pertenciam ao marido da mulher, que morreu há mais de 15 anos.
Segundo o registro da ocorrência, o homem tinha uma empresa do setor elétrico e trabalhava com artefatos explosivos. A idosa relatou que o marido utilizava os materiais para fazer aberturas e instalar postes de luz.
— Até então, isso é uma atividade regular. A gente normalmente olha para o explosivo e acha que é irregular, mas existem trabalhos formais com uso autorizado para explosivos. Era o caso desse homem. O que acontece é que ele tinha uma carga em residência e isso, à primeira vista, é irregular. Ele precisaria de registro para isso — afirmou o comandante do Bope.
Continua depois da publicidade
Conforme as forças de segurança, a mulher teria dito que não queria mais aqueles materiais dentro de casa e que foi orientada a chamar a polícia para entregar o material voluntariamente.
Nas caixas dos explosivos, as guarnições do Bope encontraram aproximadamente 50 quilos de emulsão encartuchada. Durante uma varredura pela casa, os policiais ainda encontraram cordéis detonantes e iniciadores. O grupo realizou a desativação dos artefatos antes da apreensão.
A ocorrência será repassada para a Polícia Civil, que poderá dar andamento às investigações para saber mais da procedência dos materiais.
Ver esta publicação no InstagramContinua depois da publicidade
Leia também
Polícia abre investigação sobre incêndio na Penitenciária de Florianópolis
Empresário de Balneário Camboriú é preso ao transformar loja em desmanche de carros
Carnaval 2023 começa com trânsito intenso em SC; acompanhe ao vivo