Um reencontro especial em tom de despedida aconteceu para Lourdes Oliboni Zanatta, de 80 anos, no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste. Em 9 de dezembro, três dias antes de morrer por causa de problemas cardíacos e pulmonares, ela reencontrou os cachorrinhos de estimação na unidade hospitalar. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

De acordo com informações do g1/SC, Jandir Zanatta, filho da dona Lourdes, disse que ela contou para os familiares que sentia saudade dos cachorros.  

— Teve um dia que ela pediu: “Eu quero ver meus cachorrinhos”. Os cachorros moram na mesma casa que a mãe, então ela estava sentindo falta. Falamos com o pessoal do Hospital e eles atenderam nosso pedido. Foi muito legal. Ela deu risada, ficou feliz e nós também — afirmou. 

Dona Lourdes reencontrou os animais de estimação ao lado de profissionais da Comissão de Cuidados Paliativos da unidade. O hospital informou que os animais estavam limpos e com as vacinas em dia. 

Continua depois da publicidade

A paciente foi internada no dia 2 de dezembro e estava com o estado de saúde delicado. Ela recebeu cuidados depois de ter feito uma cirurgia no coração.

Equipe médica relata que dona Lourdes ficou muito feliz com a visita
Equipe médica relata que dona Lourdes ficou muito feliz com a visita – (Foto: Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, Divulgação)
Idosa disse para familiares que estava com saudade dos cães
Idosa disse para familiares que estava com saudade dos cães – (Foto: Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, Divulgação)
Dona Lourdes estava com a saúde fragilizada após passar por uma cirurgia no coração
Dona Lourdes estava com a saúde fragilizada após passar por uma cirurgia no coração – (Foto: Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, Divulgação)

Eloisa Zanella, gerente de enfermagem, relata o momento do reencontro e diz que ações deste tipo fazem parte do atendimento humanizado da unidade. 

— Ela ficou muito feliz, falava o nome dos cachorrinhos […] foi lindo. Procuramos sempre tratar com carinho os pacientes do Hospital Regional. São cuidados especiais que o seu familiar merece — afirma. 

Leia também

Tempestades de fim de tarde são mais comuns no verão; entenda o porquê

Florianópolis recebe mais do orçamento secreto do que nove das maiores cidades de SC juntas

Pacotão com 32 rodovias de SC será concedido à iniciativa privada; veja quais