Uma idosa de 94 anos recebeu uma dose de ar em vez da vacina contra a Covid-19 em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Após verificar as imagens feitas pela família da aposentada, a Prefeitura confirmou que a técnica de enfermagem usou uma seringa vazia. O caso aconteceu na sexta-feira (12), no primeiro dia em que a imunização começou a ser feita em idosos acima de 90 anos.
Continua depois da publicidade
> Veja o monitor da vacina em Santa Catarina
Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra a técnica de enfermagem tentando tirar a proteção da agulha da seringa. Foi quando o familiar da idosa, que está no banco do motorista e filmando a ação, disse que era melhor trocar. A técnica, então, se dirige à tenda montada e pega outra seringa. Ao retornar, a seringa sem a dose da vacina é aplicada na idosa.
Mais um caso de falsa aplicação de vacina. Esse vídeo viralizou hoje. Foi na cidade de Petrópolis/RJ. Prefeitura local diz que já está investigando e que a idosa já foi vacinada, graças ao registro do vídeo feito pela família.
— Heber Lobato Jr. (@Lobatadas) February 13, 2021
Fiquem atentos e se possível gravem as aplicações. pic.twitter.com/FNuI2cVj9l
A Prefeitura de Petrópolis emitiu uma nota confirmando que a seringa estava vazia e entrou em contato com a família da idosa, que retornou ao ponto de vacinação no sábado (13) para receber a dose contra covid-19.
Continua depois da publicidade
> “Estamos em estágio de colapso”, afirma prefeito de Chapecó sobre situação local
Segundo a Prefeitura, as equipes de saúde estão sendo orientadas a seguirem os protocolos durante a aplicação da vacina, que consiste em permitir que o vacinado ou familiar acompanhe todo o processo, desde o manuseio da ampola da vacina até o término da aplicação.
> Clique aqui e receba as principais notícias de SC no WhatsApp
A técnica de enfermagem foi afastada e será ouvida nesta segunda-feira (15). Segundo a Prefeitura, a profissional é contratada.
*Com informações de G1
Leia mais
Laboratório de Blumenau tira do ar anúncio de reserva de vacinas contra Covid-19
Com piora no quadro, prefeitura de Chapecó pede ajuda a médicos de Manaus
Festas clandestinas e aglomerações marcam o fim de semana de Carnaval em SC