Uma idosa de 89 anos caiu no golpe de falso sequestro na madrugada desta quarta-feira (28), em Indaial, no Médio Vale do Itajaí. Ela recebeu uma ligação em seu telefone fixo onde o suposto sequestrador dizia estar com o filho dela e pediu que fosse transferido o valor de R$ 5 mil. 

Continua depois da publicidade

A mulher acreditou no sequestro e fez o depósito do valor para o homem.

Na ligação que iniciou às 2h e continuou até por volta das 7h40min, o homem disse que a mulher que não deveria avisar ninguém sobre o ocorrido e exigia a transferência do valor para que ele libertasse o filho dela. 

A idosa foi até a lotérica sem avisar o esposo e fez o depósito do dinheiro no valor de R$ 5.120,00. Depois do caso e ao perceber que havia sido vítima de um estelionato, a mulher acionou a Polícia Militar. Os agentes foram até o local e registraram um Boletim de Ocorrência. O caso será investigado pela Polícia Civil. 

Dicas para evitar cair em golpes

De acordo com a Polícia Militar, os golpes de falso sequestro acontecem geralmente por meio de ligações, e a vítima deve tomar algumas atitudes para que o golpe não tenha sucesso. 

Continua depois da publicidade

1) A primeira orientação é manter a calma e sempre desconfiar de ligações de sequestro, já que esse tipo de crime não é comum no Vale do Itajaí;

2) A vítima deve acionar imediatamente a Polícia Militar ligando para o número 190 e contando o ocorrido, para que seja possível checar o caso e tomar as providências.

3) Depois disso, o essencial é acionar parentes próximos e até mesmo a suposta vítima do sequestro para confirmar se é verdade ou não.