A idosa de 91 anos que tem Alzhemeir e viralizou nas redes sociais ao ter a rotina compartilhada por uma neta foi hospitalizada na noite de terça-feira (22) por causa de uma piora no quadro de pneumonia. O perfil, compartilhado entre Fernanda Franck e a avó Amida Guesser Besen, possui mais de 200 mil seguidores. A idosa aguarda por um quarto no corredor do hospital, segundo a neta.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A dupla ficou conhecida após Fernanda publicar na internet detalhes da rotina com a avó, com quem convive há seis anos. Em um dos últimos vídeos publicados, a neta aparece cantando uma música com a idosa, que pega na mão dela, beija e repete: “Minha netinha”.

Esporte curioso faz cidade de SC ser palco de recorde mundial a 2 mil metros de altura

A internação ocorreu três dias após Amida receber alta do hospital. Ela ficou hospitalizada por 14 dias após ser diagnosticada com a doença respiratória. Os exames também apontaram algumas alterações no quadro de saúde. Com a melhora, ela recebeu alta no sábado (19), mas voltou à unidade nesta terça.

Continua depois da publicidade

— Ela internou dia 6 e ficou até no sábado. Recebeu alta, veio para casa e aparentemente estava bem, mas a pneumonia não estava curada. Ontem ela teve arritmia, coração acelerado. O Samu veio e já internou — explica.

Segundo Fernanda, a vó segue no corredor aguardando por um quarto. Como os hospitais da região estão lotados, a equipe médica também trabalha na possibilidade de transferir Amida para outra unidade.

— Eu estou muito abalada porque é muito difícil ver toda essa situação. Descobriram um câncer na medula e eu fui atrás de vaquinha para que ela não fique mais no corredor, mas não sei se vai dar tempo e ela está muito frágil — pontua.

Na manhã desta quarta-feira (23), Fernanda postou um vídeo nas redes sociais também falando sobre o atual estado de saúde da avó. “Tá muito difícil. É colocar nas mãos de Deus e acredito que ninguém de nós quer ver a vó sofrer”, diz na publicação.

Continua depois da publicidade

As publicações do perfil @nandaevovo mostram de um jeito mais leve bem humorada a rotina da família com Amida. Em um dos vídeos mais assistidos, Amida e Fernanda raspam uma panela de mingau até que a mãe de Fernanda interrompe e tira a panela da mesa, dizendo que a comida era apenas para Amida. A avó, mesmo assim, sai em defesa da neta: “pode pegar”.

Fernanda começou a participar mais de perto da rotina com a avó pouco depois do diagnóstico da doença de Amida, em 2017. Buscou informações sobre características da doença e passou a ajudar a mãe nos cuidados com a avó.

Leia também:

Calor escaldante de 36ºC atinge SC nesta quarta; julho é o mais quente desde 1961

Apostas de SC em loterias da Caixa faturam mais de R$ 66 milhões em 2023