No auge de seus 84 anos, dona Iracy Thiesen Sebold admite não ser muito adepta da tecnologia. Mas, recentemente, a moradora de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, se rendeu aos aplicativos de celular para realizar um sonho antigo: aprender inglês. Agricultora uma vida inteira, ela sempre soube a importância da educação, que fez questão de oferecer aos filhos, e nunca viu a idade como um obstáculo.

Continua depois da publicidade

Independente, dona Iracy faz tudo em casa. Mora sozinha, gosta de artes manuais e cuida com carinho do jardim. Porém, quando o relógio marca 9h, ela tem um compromisso: é hora da lição de inglês. A mensagem apita no celular alertando sobre o momento de estudar. Então, a idosa pega o tradicional caderno e faz questão de anotar cada palavra nova — que, afinal, também serve para consultas posteriores.

Diariamente, de domingo a domingo, é assim por uma hora na casa da dona Iracy há um ano.

— Eu já sei ler várias palavras, falar é que ainda está um pouco difícil — conta.

Imagens mostram a idosa estudando

Continua depois da publicidade

A idosa estava com um dos netos quando contou ao garoto de 13 anos sobre o sonho de aprender inglês. Ela recordou da época em que os filhos iam para a escola e aprendiam o idioma. Como mãe dedicada, ajudava nas lições e sempre pensava que um dia iria conseguir entender o que estava escrito. Foi nesse momento de nostalgia que o menino passou a mão no celular e baixou um aplicativo.

— Às vezes faço três ou quatro lições no mesmo dia — garante.

Dona Iracy frequentou a escola na juventude e chegou, inclusive, a lecionar. Mais tarde vieram os filhos e o trabalho na roça passou a consumir todo o tempo. Com o avançar da idade, ela enfrentou ainda problemas graves de saúde e chegou ao ponto de só mexer o pescoço — isso já na casa dos 70 anos. Precisou reaprender tudo, até mesmo escrever e andar. Por que não o desafio do inglês?

— Nunca é tarde para estudar, para aprender — defende.

A meta agora é desenvolver a pronúncia, conta a idosa. O desafio é encontrar alguém com tempo para a conversação. Enquanto não encontra essa parceria, fica repetindo o mais próximo possível do que entende nos áudios do aplicativo. Mas, apesar da timidez, ela arrisca uma frase:

“I love you”.

Antonietas

Antonietas é um projeto da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Barragem de Botuverá tem edital para obra lançado com valor estimado em R$ 156,5 milhões