A moradora de Brusque que estava sobre a ponte que desabou nesta quarta-feira (9), já havia alertado a prefeitura sobre o surgimento de rachaduras na estrutura. A mulher de 60 anos escapou com apenas alguns arranhões do que poderia ter terminado em tragédia. Para o poder público, a provável causa do desabamento foram as fortes chuvas.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp
A Ponte Prefeito Antônio Heil, que liga os bairros Guarani e Rio Branco, tem mais de 50 anos. Recentemente, conforme apurou a repórter Isabela Corrêa, da NSC TV, comerciantes e moradores, como a idosa e o esposo dela, observaram rachaduras no concreto e acionaram as equipes técnicas da prefeitura.
Há dois meses, a ponte passou por uma reforma, ainda de acordo com os moradores. Na segunda-feira (7), uma vistoria e manutenção teriam sido feitas no local. Dois dias depois, a queda ocorreu.
A idosa, que não quis se identificar, estava a caminho de uma escola do bairro para buscar a neta. Com a ponte já no chão, ela escalou a rampa que se formou para voltar à Rua Ernesto Bianchini. Naquele momento, populares já se aproximavam para ajudar possíveis vítimas. Uma dessas pessoas foi Elisa de Oliveira Panchyniak, 28, que trabalha próximo ao lugar.
Continua depois da publicidade
— Ela caiu e foi até a metade da ponte. Eu vi ela se arrastando para tentar subir, puxei ela para cima, aí veio a vizinha ajudar — lembra Elisa.
Histórico preocupante
Não há previsão de quando a ponte estará de pé novamente. A prefeitura estuda construir uma estrutura provisória para a passagem de pedestres e ciclistas. Enquanto isso, os motoristas precisam usar rotas alternativas para chegar ao outro lado.
— A princípio teremos que fazer uma ponte nova e reivindicaremos um kit pontes ao governo do Estado para atender essa comunidade — explicou a secretária de Infraestrutura Estratégica de Brusque, Andrea Patricia Volkmann.
Com a segunda queda de ponte em menos de dois meses, Brusque deve estudar as demais para avaliar se não há risco de rupturas em outras ligações. Andrea diz também que o município trabalha na elaboração de projetos de novas estruturas.
Continua depois da publicidade
A prefeitura não respondeu, até a publicação desta reportagem, sobre os supostos problemas relatados pelos moradores e a manutenção feita neste ano na ponte que desabou.