O pernambucano Severino José Barbosa da Silva, 49 anos, adotou a cidade de São José após a aposentadoria no futebol profissional. Um dos motivos para ter escolhido ficar na região foi porque Barbosa era peça-chave no time do Figueirense campeão Catarinense de 1994, grupo que quebrou um jejum de 19 anos sem conquistas. Na época, ele marcou 14 gols e foi o artilheiro da competição.
Continua depois da publicidade
– Eu poderia ter ido para São Paulo, mas seria apenas mais um. Aqui todo mundo me reconhece como o Barbosa do Figueirense, porque o que você conquista ninguém tira – observou o jogador, presença marcante também nas rodas de samba da Ilha e do Continente -, coisa de boleiro.
Aliás, Barbosa é uma figura cheia de folclore, principalmente por conta de uma renovação com o Figueira que ele prefere nem falar.
::: Confira notícias no blog Amador Futebol Clube
Continua depois da publicidade
::: Veja a primeira reportagem da série Profissionais do
::: Goleiro Flávio agora joga no amador em Antônio Carlos
Artilheiro em Santa Catarina
Quando criança, a família de Barbosa migrou do Nordeste para São Paulo. Na adolescência, passou pelas categorias do Corinthians e do São Paulo, na mesma geração dos meias Silas e Müller. Apesar disso, a profissionalização aconteceu no Pouso Alegre (MG). De lá, acabou parando em Santa Catarina em um clube pequeno.
– Meu primeiro clube aqui foi o Canoinhas, em 1987, quando marquei primeiro gol contra o Figueirense. No Juventus fui contratado para substituir o Toto, que tinha ido para o Flamengo – recordou o atacante.
E antes de acertar com o Figueira, ele foi artilheiro do Catarinense pelo Concórdia, com 22 gols, terminando a temporada com 36, sendo vice-artilheiro do Brasil.
Continua depois da publicidade
Veja gols de Barbosa pelo Figueirense em 1994
Joga por amizade
No futebol amador a história de Barbosa não é diferente, também acumula títulos e gols por onde passa. Ele segue dominando os atalhos da área e balançando as redes. Quase cinquentão, hoje o atacante defende o Santa Cruz, do Retiro da Lagoa,
no Veterano do Norte da Ilha.
– Ainda estou no amador pelo convite do meu amigo Ion (ex-jogador). Estou há 21 anos na região e joguei em vários clubes. Só no Barreiros fiquei durante cinco anos – afirmou.
Principais clubes: Corinthians, São Paulo, Joinville, Juventus, Concórdia, Figueirense e Atlético-PR.
Continua depois da publicidade
SELEÇÃO DE CRAQUES DO FUTEBOL AMADOR
O que vem por aí
::: Terça-feira – Confira a seleção de ex-profissionais no
::: Quarta-feita – Flávio Kretzer, goleiro campeão mundial
::: Quinta-feira – Pedro Paulo, ex-Avaí, segue jogando aos 54 anos