Renato Augusto, ídolo do Corinthians com passagens por Flamengo e Seleção Brasileira, anunciou a aposentadoria do futebol, nesta quinta-feira (18). A declaração foi dada ao ge, dentro do quadro “Abre Aspas”.

Continua depois da publicidade

Veja como foi a mudança do estádio do Corinthians para o jogo da NFL no Brasil

— Chegou o momento mesmo de dar um adeus. Ou até um até breve para o futebol. É o momento de virar para o outro lado da vida, dar uma atenção maior para os filhos, voltar a ser pai full time, voltar a ser marido full time. Chegou o momento de pendurar as chuteiras — confirmou Renato ao ge.

Renato lidou com alguns problemas físicos no final da carreira, mas, mesmo assim, foi campeão da Recopa Sul-Americana pelo Fluminense, clube no qual jogou futsal na infância.

— É muito difícil você realmente falar: vou parar. Porque eu fiz isso a minha vida inteira. […] Por 31 anos eu só fiz isso. E eu sempre falei: “cara, vai ser fácil. Na hora de eu falar que eu ‘vou parar’, vai ser fácil”. E eu vi que não era. Me custou entender que eu precisava começar a pensar nisso. O que mais me pesou, além do corpo começar a sentir a diferença de um jogo para o outro, de um treino para o outro, foi que eu queria ficar mais perto da minha família — esclareceu o ex-atleta.

Renato também afirmou que pensar em dirigir um time o empolga, seja como treinador ou nos bastidores. Mas, por enquanto, tem aproveitado para jogar tênis, acompanhar uma reforma na casa e ficar com a família.

Continua depois da publicidade

— Eu ainda não sei muito bem o que eu quero. Tive algumas conversas com alguns clubes, algumas procuras, algumas consultas. Tanto pra parte técnica, como para ser diretor. Algumas coisas legais. Mas eu acho que nesse momento, primeiro é dar esse tempo para a família e depois me preparar para uma nova etapa da vida. E realmente começar uma nova vida — explicou Renato.

Enquanto isso, o ex-jogador se prepara para a possível nova função. A ideia é retomar o curso da Licença B, da CBF, que havia sido interrompido por conta dos compromissos como jogador.

— Hoje eu penso em estar perto das coisas que eu quero fazer, por exemplo, conhecer como é o outro lado do clube. Porque a gente enxerga só de dentro do campo. A gente vê o futebol de dentro para fora. O que eu quero ver agora é de fora pra dentro. […] Começar com outros treinadores, participar, de repente, de fazer estágios ou alguma coisa. Participar com diretores. Eu quero agora aprender — concluiu.

Renato Augusto fez categorias de base e se profissionalizou no Flamengo. Venceu Copa do Brasil e dois Cariocas pelo Rubro-Negro. Mas foi no Corinthians que virou ídolo. Pelo Timão, fez 243 jogos e conquistou um Paulista, uma Recopa Sul-Americana e um Brasileirão.

Continua depois da publicidade

O meia-atacante foi convocado pela Seleção Brasileira em algumas oportunidades, fez 33 jogos e marcou seis gols. Também passou pela Alemanha, no Bayer Leverkusen, ainda muito jovem, e pela China, no Beijing Guoan.

Leia também

Ex-árbitro e comentarista, Leonardo Gaciba revela que “escapou” de três acidentes com mortes

Novo país receberá a final da Copa Sul-Americana 2025

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

*Matheus Welter é estagiário sob a supervisão de Marcos Jordão