Marcelo Bielsa teve uma transformação e tanto na carreira desde que chegou à seleção chilena, em agosto de 2007. Depois de fracassar com a favoritíssima Argentina na Copa de 2002, o treinador, apelidado de “El Loco” no país de origem, virou unanimidade ao dar uma nova cara ao Chile e colocá-lo novamente em um Mundial após duas ausências consecutivas. Mesmo idolatrado pela torcida e homenageado até com um “Pai Nosso”, o técnico não garante que seguirá no comando da equipe quando sua equipe encerrar a participação na África do Sul, segundo o site Globoesporte.com.

Continua depois da publicidade

Com seu jeito “esquisitão”, Bielsa evita falar se tem interesse em renovar o contrato e prefere deixar a decisão para uma conversa com a Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile (ANFP).

– Já recebi tantas vezes essa pergunta, mas não posso responder por uma questão elementar: não é apenas uma parte quem decide. Não é assim – afirmou.

Apesar de não garantir que ficará, Marcelo Bielsa é visto como o principal responsável pela mudança no futebol chileno. A seleção do país, que vinha de fracassos nas eliminatórias para as Copas de 2002 e 2006, se transformou nas mãos dele. Com uma campanha sólida, um time jovem e renovado, “La Roja” fez a segunda melhor campanha do classificatório sul-americano, apenas um ponto abaixo do Brasil e à frente de adversários de peso, como Argentina, Uruguai e Paraguai.

– A melhora do futebol chileno não pode ser atribuída só a mim. Está ligada a muitas pessoas que trabalharam para elevar o nível dos jogadores – disse.

Continua depois da publicidade

Pelo menos no carinho da torcida, Bielsa terá o contrato renovado por quanto tempo quiser. Com a vaga na Copa conquistada, torcedores transformaram o treinador em Deus e criaram em homenagem a ele um “Pai Nosso” adaptado ao futebol. Na internet, torcedores pedem também que o técnico se candidate a presidente, mesmo tendo nascido na Argentina, rival histórico do Chile não só no futebol.

Confira o Pai Nosso a Bielsa:

“Bielsa nosso, que estás nos estádios

‘Futebolizado’ seja seu nome

Venha a nós sua tática

Faça-se sua estratégia, como em casa ou visitante

Dê-nos hoje a fala de cada dia

Perdoe nossas deficiências técnicas

Como nós perdoamos a quem nos dá um mau passe

Não nos deixe cair no entretenimento e livrai-nos de todo modelo

Porque você é o futebol, África do Sul e a glória

Gol”.