A notícia da desclassificação de uma jogadora da seleção vietnamita de vôlei feminino do Mundial de Vôlei feminino sub-21 mexeu com os fãs do esporte. O secretário-geral da Federação de Voleibol do Vietnã (VFV), Lê Trí Trường, revelou a identidade da atleta em entrevista ao portal VietNamNet.

Continua depois da publicidade

A capitã da seleção sub-21 Dang Thi Hong foi desclassificada do torneio. De acordo com a Federação Internacional de Vôlei (FIVB), a atleta não elegível para disputar o Mundial de Vôlei feminino sub-21 segundo o artigo 12.1 do Regulamento Disciplinar de 2023.

Veja também: As melhores pontuadoras do Brasil no Mundial de Vôlei sub-21

A organização do Mundial Sub-21 informou à VFV que Dang Thi Hong tem um “problema relacionado à certidão de nascimento”. Em contrapartida, o secretário-geral Lê Trí Trường afirmou que os documentos e todas as informações necessárias sobre a documentação da atleta foram encaminhados à organização.

As partidas da seleção vietnamita nas quais a jogadora participou estão anuladas (derrota por W.O.), de acordo com o regulamento da competição. Além disso, será aplicada de uma multa de 30.000 francos suíços (aproximadamente R$ 200 mil) e suspensão de até dois anos. O Vietnã deixou a vice-liderança do grupo A, caiu para a sexta posição e está fora das oitavas de final da competição.

Continua depois da publicidade

Pronunciamento da VFV

“A VFV afirma ter cumprido todas as regulamentações da FIVB quanto aos procedimentos de registro das atletas, bem como ter enviado à FIVB, antes do torneio, toda a documentação necessária. Essa documentação foi analisada e aprovada pela FIVB, permitindo que as atletas participassem das partidas. No entanto, a decisão da FIVB sobre a inelegibilidade de uma atleta foi tomada com base em uma solicitação adicional de documentação e em certas condições impostas no dia 12/8.

Essas condições nunca haviam sido previstas anteriormente. Por isso, a VFV está entrando com uma apelação oficial conforme os procedimentos da FIVB, ao mesmo tempo em que coopera com as autoridades competentes do Vietnã para esclarecer a situação e proteger os direitos da atleta, assim como a reputação do voleibol vietnamita. A VFV espera que a imprensa e o público recebam as informações de forma objetiva e apoiem a seleção feminina sub-21 do Vietnã.”

Agora fora das oitavas da final, resta à seleção do Vietnã as disputas do 17º ao 24º lugar do Mundial Sub-21. A FIVB declarou que não fará novos comentários sobre o assunto enquanto “o processo estiver em andamento