Antes de mais nada, as decorações de fim de ano são tradicionais em todo o país. Apesar das natalinas serem mais frequentes, a decoração de Ano-Novo também está presente no cotidiano brasileiro. Dentre as opções, a iluminação de réveillon pode ser encantadora e definir o clima da virada do ano. Mas, de onde vem essa ideia de decoração iluminada para o Ano-Novo?
Continua depois da publicidade
Além disso, qual o significado por trás dessa prática cada vez mais comum e o que pode trazer de boas energias? Buscando responder essas perguntas vamos trazer nessa reportagem tudo o que envolve iluminação nessa data especial e algumas ideias para aplicar na sua casa.
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Continua depois da publicidade
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Por que decorar no Réveillon?
A ideia de decorar a casa para o réveillon vem da mesma raiz cultural de decorar e iluminar a residência no Natal. Esse tipo de decoração envolvendo iluminação deixa a casa mais receptiva e aconchegante. Principalmente em um contexto em que visitas estão presentes nessas festividades, trazendo alegria e o clima único desta época do ano.
Já a revista Casa e Jardim traz o ponto de vista do Feng Shui. Segundo essa crença chinesa, a decoração vem com boas energias tanto para o ambiente em si quanto para todos que estiverem em casa no momento. Muito disso também por ser considerado um momento de renovação das relações.
Desde quando decoramos a casa?
De acordo com o jornal americano Saturday Evening Post, a decoração no fim de ano não é algo recente. Isto, pois, árvores semelhantes a árvores de Natal foram utilizadas por habitantes da Roma Antiga em suas festas pagãs. Ao longo dos anos, a árvore foi se consolidando e tornou-se uma tradição de fim de ano, sendo que, previamente, a iluminação era feita com velas, já que não existia eletricidade.
Continua depois da publicidade
Posteriormente, com a invenção da eletricidade, a iluminação passou a ser feita de maneira diferente, podendo variar muito mais. Conforme o jornal americano, o magnata Edward Johnson foi o primeiro a decorar sua árvore de Natal com um conjunto de lâmpadas específicas, no ano de 1882.
Ideias de iluminação para o Réveillon
Agora que já conhecemos as razões pelas quais decoramos a casa no Natal e no Ano-Novo e desde quando isso ocorre, especialmente envolvendo iluminação, vamos dar algumas ideias de como iluminar os ambientes de sua casa.
Ideias para a sala de jantar
A sala de jantar é um dos espaços de maior destaque nas celebrações de fim de ano. Por isso, uma iluminação específica para esse ambiente é fundamental nesse momento do ano. Para alcançar tal objetivo, diversos tipos de luminária podem ser levadas em consideração. É possível usar iluminações embutidas ou aparentes, a depender do gosto e da ousadia que se tem.
Continua depois da publicidade
Ideias de cores
Seguindo as dicas, cores como branco e dourado tem diversas utilidades na noite de Réveillon. Isto, pois, tanto branco como dourado representam paz no ano que chega em um novo recomeço. Ao mesmo tempo, a combinação dos tons claros e do calor do dourado cria um ambiente acomchegante, mas ainda eletrizante.
Luzes de Led
Assim como as cores, as luzes de Led são ideais para o Réveillon. Como o led tem uma baixa emissão de calor, evita que o ambiente fique ainda mais quente por conta da iluminação durante o verão brasileiro. Além disso, o Led tem maior durabilidade, podendo ser reaproveitado para outras ocasiões. Por fim, o gasto elétrico é menos se comparado com luzes fluorescentes e incandescentes.
Velas de diferentes cores
Não é porque o hábito foi substituído pela iluminação ao longo dos séculos que a gente não pode utilizar velas. Além de ser um método alternativo de gerar luz e trazer um clima até mais aconchegante, a vela também pode trazer energias e diversos significados, dependendo da cor que se utilize.
Continua depois da publicidade
Leia também
Como organizar metas para o Ano Novo de forma eficaz