O dentista Felipe Damerau Ouriques, idealizador do projeto Gabriel Social, foi homenageado com um Ato Solene na noite de quarta-feira, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Felipe realizou uma campanha para ajudar no tratamento do garoto Gabriel Victor do Nascimento Garcia, portador de uma síndrome rara. Após uma grande mobilização nas redes socias e um concerto beneficente, Gabriel já passou pela primeira de uma série de cirurgias.

Continua depois da publicidade

Felipe conta que não imagina a repercussão que o movimento teria e nunca imaginou receber homenagens.

_Me senti muito feliz, é um sonho realizado. Ver o Gabriel bem, aguardando a próxima cirurgia faz eu me sentir recompensado_conta.

A mãe de Gabriel, Sonia do Nascimento, disse que a homenagem para Felipe foi mais do que merecida.

Continua depois da publicidade

_Até me emociono quando falo dele, ontem (quarta-feira) chorei, mas foi de alegria. Tivemos a sorte de encontrarmos ele nas nossas vida. Só temos que agradercer a ele_disse.

Amizade

A amizade entre os dois surgiu quando Felipe passou a atender Gabriel na Universidade Federal de Santa Catarina, quando ainda era estudante de Odontologia. Sensibilizado com a história do menino que nasceu com a síndrome de Treacher-Collins, uma doença rara que afeta a forma como os ossos da face se desenvolvem, o dentista passou a ajudar a família com o tratamento.

No fim de 2012, foi realizado o concerto Gabriel Social, no qual foram arrecados mais de R$ 80 mil necessários para a instalação do aparelho BAHA, para melhorar a audição de Gabriel.

Continua depois da publicidade

O ato foi proposto pelo deputado Serafim Venzon (PSDB), que preside a Comissão de Defesa dos Direitos das Criança e do Adolescente. Serafim afirmou que a homenagem a Felipe é uma maneira de enaltecer inúmeros benfeitores anônimos entre a população.

_Esta homenagem é para lembrar os milhares de atos como este que não ganham notoriedade, mas que, juntos, constituem essa bela sociedade em que vivemos_ disse ele.