Com a intenção de ajudar quem depende de ônibus a conseguir meios de ir para o trabalho e às aulas durante a greve do transporte coletivo de 2012, o estudante de Agronomia Eduardo Coelho resolveu criar o grupo Carona Floripa no Facebook. A página já reúne mais de 24 mil usuários, que postam mensagens com o endereço de partida e destino, seja para oferecer ou para tentar conseguir uma vaga no carro.
Continua depois da publicidade
– Quando foi anunciada a greve do ano passado, eu tive a ideia e chamei o Ricardo Klin, que já mantinha comigo outros dois grupos no Face, um de negócios e outro de empregos – declarou o estudante.
No mesmo dia em que a página foi lançada, mais de 10 mil pessoas se tornaram membros. Fez tanto sucesso, que mesmo com o fim da greve os usuários continuaram a acessar o grupo para procurar carona. A maioria busca por transporte dentro da Grande Florianópolis, mas também há quem publique pedidos de carona para viagens com destino a outros municípios do Estado.
Apesar de o grupo não parar quando os coletivos estão em funcionamento, é durante as greves que ele é mais procurado. Durante o último final de semana, internautas cientes da possibilidade de paralisação não perderam tempo: pelo menos 800 solicitações foram enviadas para entrar no Carona Floripa entre as manhãs de domingo e desta segunda-feira.
Continua depois da publicidade
Para evitar ciladas, Coelho recomenda que se verifique o perfil de quem oferece ou pede carona. Uma boa dica é observar se há amigos em comum.
Os administradores esperam que além de uma alternativa de transporte, as caronas possam ser uma oportunidade de fazer novos amigos.