O caminhoneiro aposentado Pedro Silva, de 93 anos, responsável por sugerir, há mais de 20 anos, a construção de áreas de escapes na BR-376 em trecho entre Paraná e Santa Catarina, será homenageado na Câmara de Vereadores de Joinville nesta quarta-feira (17).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Pedro é responsável por uma carta escrita em setembro de 2000 que motivou a criação das conhecidas áreas de escape que ficam às margens da BR-376. No texto, ele relatava que era caminhoneiro e já havia presenciado diversos acidentes com morte na via e, por este motivo, sugeria a criação de uma saída de emergência, coberta com areia, para amortecer a velocidade dos caminhões que perdessem os freios.
Veja fotos de Pedro Silva e da área de escape na BR-376
A ideia, no entanto, não foi acatada de imediato e, um ano e oito meses após o pedido, o idoso acabou perdendo um filho no mesmo trecho.
Continua depois da publicidade
À época, a carta foi enviada para o então governador do Paraná, Jaime Lerner, que por sua vez respondeu que a rodovia era de atribuição federal, mas que o Palácio Iguaçu iria repassar a sugestão.
— Morria muita gente, eram constantes as mortes (nessa época). Foi uma dor na alma. E um dia perdi meu filho e meu amigo. Foi uma dor na alma — desabafa o idoso.
Só dez anos após esta tragédia que a pista ganhou uma saída de emergência para caminhões desgovernados. O trecho conta com duas áreas de escape que, desde que foram implementadas, já salvaram mais de 900 vidas.
A instalação das áreas, que teve início em 2011, até o início de fevereiro deste ano, já foram pelo menos 972 vidas salvas, em 544 utilizações.
Continua depois da publicidade
A homenagem foi proposta pelo vereador Cassiano Ucker (PL). A sessão especial na Câmara acontece a partir das 19h30min e é aberta à comunidade.
Leia também
Aeroporto de Joinville prevê melhorias para aumentar capacidade ainda em 2024
Fotos de antigamente mostram como Joinville era antes de ser a cidade mais populosa de SC
Polícia apreende BMW roubada em SP após condutora andar em alta velocidade no interior de SC