O Palácio de Versalhes, uma das atrações mais famosas da França, foi atingido por um incêndio nesta terça-feira (11). De acordo com a administração do local, apenas o teto foi atingido e o fogo foi rapidamente contido.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total no Google Notícias
“Foi observada hoje uma liberação de fumaça no palácio. O incidente foi rapidamente controlado e o público foi removido como medida de segurança”, disse a administração do local, em nota. “O palácio e os jardins já estão abertos.”
Veja fotos do palácio
O que é o Palácio de Versalhes
Uma das atrações mais visitadas da França, com sete milhões de turistas por ano, a atual versão do palácio foi construída no século 17 a mando do Rei Luís XIV, e se tornou o centro do poder político do Antigo Regime até a Revolução de 1789.
Continua depois da publicidade
Localizado em Versalhes, cidade no subúrbio de Paris, o castelo real foi construído no século 17 por ordem de Luís XIV, conhecido como o Rei Sol, e se tornou um dos maiores palácios do mundo. Ao todo, ele conta com 700 hectares de parque e 700 quartos.
Um dos pontos turísticos mais visitados da França, o Palácio de Versalhes recebe entre sete e oito milhões de pessoas por ano. A construção e decoração transformam o espaço em um museu da história francesa com diferentes atrativos para os visitantes.
Entre os ambientes de destaque está a Sala dos Espelhos, que foi usado pela monarquia para recepções e bailes. Mas também foi usada para a assinatura do famoso Tratado de Versalhes.
A imponência do castelo também inspirou construções ao redor do mundo. Espaços como os palácios de Herrenchiemsee, na Alemanha; e de Schönbrunn, na Áustria; e o italiano Reggia di Caserta estão entre os exemplares pensados a partir de Versalhes.
Continua depois da publicidade
Este ano, o palácio vai receber os esportes equestres dos Jogos Olímpicos de Paris, que começam em julho.
Leia também
“História varrida pela maré”: praias do “Dia D” sofrem com aumento do nível do mar, na França
PF apura nova joia ofertada ao Brasil e desviada no governo Bolsonaro
Chocou os seguidores: filho de Andressa Urach dá presente inusitado à namorada